[weglot_switcher]

Selo ‘Clean & Safe’ alargado às termas

Em Portugal, existem, atualmente, 46 termas ativas, tendo o setor registado um crescimento de 15% no ano passado.
29 Junho 2020, 16h54

O selo ‘Clean & Safe’ promovido pelo Turismo de Portugal, está disponível, a partir de hoje dia 29 de junho, para as empresas e outras entidades concessionárias e/ou titulares de termas.

Segundo uma nota do Ministério da Economia, a secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, presidiu, esta tarde, à cerimónia de assinatura do protocolo de atribuição destes selos em São Pedro do Sul, onde destacou a importância das termas para a valorização da oferta turística nacional, recordando que, no ano passado, o crescimento deste setor atingiu os 15%.

Em Portugal, existem, atualmente, 46 termas ativas.

“O nível de adesão ao selo é demonstrativo do reconhecimento da sua importância em gerar confiança nos turistas, como é evidente face aos mais de 17.000 aderentes, em apenas dois meses. Acreditamos que o alargamento às termas, setor em que Portugal se destaca, será um importante fator de confiança que contribuirá para a atração de turistas nacionais e internacionais”, afirmou Rita Marques.

O comunicado em questão acrescenta que o selo ‘Clean & Safe’ para as Termas de Portugal foi criado pelo Turismo de Portugal em parceria com a Associação das Termas de Portugal (ATP).

“O Turismo de Portugal promove formação gratuita relativamente a todas estas áreas, tendo até à data dado formação a 20 mil interessados, entre os quais se inclui a formação dada aos guias-intérpretes e correios de turismo, os quais podem exibir o selo de profissional ‘Clean & Safe’. Com esta medida, a autoridade turística nacional pretende não apenas transmitir às empresas informação sobre as medidas mínimas necessárias de higiene e limpeza dos estabelecimentos como promover Portugal como destino seguro do ponto de vista de cuidados com a propagação do vírus, através de uma atuação coordenada por parte de todas as empresas do setor”, assegura o referido comunicado.

A nota recorda que o Turismo de Portugal criou este selo para “distinguir as atividades turísticas, e outras relacionadas também com o setor, que asseguram o cumprimento de requisitos de higiene e limpeza para prevenção e controlo da Covid-19 e de outras eventuais infeções, reforçando, assim, a confiança do turista no destino”.

“Como reconhecimento do trabalho desenvolvido, face ao alinhamento dos requisitos do selo ‘Clean & Safe’ com as boas práticas preconizadas pelo World Travel & Tourism Council (WTTC), Portugal foi o primeiro país europeu a receber o selo ‘Safe Travels’, que distingue os procedimentos implementados e as melhores práticas adotadas para a retoma segura da atividade turística. Este reconhecimento pretende certificar destinos que cumprem regras de higiene e segurança e visa dar confiança aos consumidores e a quem viajar após o levantamento das restrições, distinguindo destinos que cumprem protocolos de saúde e higiene alinhados com os protocolos de viagens seguras emanados pelo WTTC”, conclui o referido comunicado.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.