[weglot_switcher]

“Senhor Presidente”: A carta escrita à mão que Obama deixou a Trump na Sala Oval

No documento manuscrito, Obama menciona a importância de, enquanto presidente dos EUA, deixar os “instrumentos da nossa democracia pelo menos tão fortes como os encontramos”.
4 Setembro 2017, 20h55

Antes da sua partida da Casa Branca, Barack Obama deixou na secretária da Sala Oval uma carta escrita à mão dirigida ao “Senhor Presidente”, Donald Trump, onde reflete as suas aprendizagens ao longo dos oito anos de mandato. A CNN teve acesso a uma cópia da carta e divulgou-a.

O 44º presidente dos EUA começa o documento por referir que “somos apenas ocupantes temporários deste gabinete. Isso faz de nós guardiões das instituições e tradições democráticas – como a regulamentação da lei, a separação de poderes, a proteção da igualdade e das liberdades civis – pelas quais os nossos antepassados lutaram e sangraram”.

“A liderança norte-americana neste mundo é indispensável. Cabe a nós, através da ação e do exemplo, sustentar a ordem internacional que se expandiu constantemente desde fim da Guerra Fria, e da qual depende a nossa prosperidade e segurança”, continuou, acrescentando a importância de, enquanto presidente dos EUA, deixar os “instrumentos da nossa democracia pelo menos tão fortes como os encontramos”.

Por fim, Obama parabenizou a vitória eleitoral de Trump, desejando-lhe “o melhor” para esta nova “grande aventura” e manifestando a sua boa vontade e disponibilidade “para ajudar de qualquer maneira” que lhe seja possível.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.