O sentimento da indústria automóvel alemã melhorou, em agosto, pelo segundo mês consecutivo, assinala o Instituto de Pesquisa Económica (ifo), localizado em Munique.
O Índice de Clima Empresarial ficou em -15,5 pontos, em agosto, uma melhoria face aos -23,0 pontos do mês passado.
“Os desenvolvimentos positivos na eletromobilidade contrastam com as difíceis perspetivas no comércio com os Estados Unidos”, disse a especialista do setor automóvel do ifo, Anita Wölfl.
As empresas da indústria automóvel da Alemanha melhoram também o seu sentimento relativamente à sua situação empresarial. Este indicador passou de -26,8 para -16,9 pontos, entre julho e agosto.
Os dados do ifo indicam também que a procura de veículos elétricos atingiu novos máximos no primeiro semestre de 2025, e que as empresas mostraram-se “significativamente mais satisfeitas” com a sua carteira de encomendas em agosto, face ao mês, embora o valor ainda esteja em terreno negativo.
As expetativas empresariais também melhoraram. Em agosto ficaram em -14,1 pontos face aos -19,2 do mês passado.
“Uma das razões para tal poderá ser o aumento significativo das encomendas da zona euro no primeiro semestre de 2025. Representam quase um terço de todas as exportações da indústria automóvel alemã. No entanto, isto contrasta com o acordo alcançado na disputa alfandegária com os EUA no final de Julho”, diz o ifo.
“Dada a importância do mercado americano para os fabricantes de automóveis e fornecedores alemães, as tarifas negociadas de 15% são ainda dolorosas”, considerou Anita Wölfl.
As expetativas de exportação em agosto ficaram em -8,8 pontos pior face aos -5,1 pontos do mês passado.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com