Não há dúvida. Vivemos num contexto atual marcado por rápidas evoluções tecnológicas. Tão rápidas que, idilicamente, qualquer empresário que se queira manter atualizado deve ter um tutor especializado, ao seu lado no dia-a-dia, a acompanhar as tendências emergentes e a dominar as ferramentas de inteligência artificial.

Não, não é um exagero, é simplesmente o mundo em que vivemos. O que se sabe? Sabe-se que o consumidor está a mudar, que todos somos consumidores, e que todos vivemos na era digital. Não há volta a dar. Sem competências não há transição digital e sem entender a Inteligência Artificial será difícil ter sucesso.

Perto de viver uma inteligência alienígena

A importância de uma abordagem estratégica digital bem definida que incorpore elementos de transformação digital e inteligência artificial tornou-se um diferencial crítico para qualquer setor de atividade. Neste cenário, os programas executivos, como MBA voltados para a gestão e para os executivos, desempenham um papel fundamental na captação de mais conhecimento e por consequência melhores competências para qualquer atividade empresarial.

Pensar numa estratégia empresarial clara, atual e relevante é fundamental para qualquer executivo conseguir adaptar-se, inovar e integrar a transformação digital na gestão empresarial. Isto porque, provavelmente na próxima década podemos dar por nós a viver dentro dos sonhos de uma inteligência alienígena.

Impõe-se novos modelos de negócio, bastante diferentes dos tradicionais

O futuro dos negócios business to business e business to consumer é impulsionado pela tecnologia e as empresas que conseguirem adotar e adaptar-se a essas tendências provavelmente terão uma vantagem competitiva nos próximos anos.

Em 2024 a utilização crescente das tecnologias de informação caracteriza uma nova era digital para as empresas, provocando uma total disrupção na construção das suas estratégias de desenvolvimento, em particular nos processos de internacionalização.

Esta evolução tem conduzido ao desenvolvimento de um ecossistema digital extremamente complexo e dinâmico e ao aparecimento exponencial de novos players no mercado. Impõe-se novos modelos de negócio, bastante diferentes dos tradicionais, constituindo um enorme desafio às empresas no mercado aberto e global.

O alinhamento estratégico com as tecnologias digitais vem permitir às organizações uma resposta mais ágil e informada às dinâmicas de mercado em constante mudança.

É tudo sobre o aqui e agora

A empresa “moderna” ocorre a um ritmo muito mais rápido. Já não é apenas sobre quando e onde. É tudo sobre o aqui e agora. As organizações que reconhecerem a importância de adaptar as suas estratégias para incorporar a transformação digital estão mais preparadas para enfrentar os desafios futuros e capitalizar as oportunidades que surgem na era digital. A competência mais segura atualmente é a aprendizagem ao longo da vida.

O que ajuda os profissionais a realizar melhores negócios é a capacidade de mudança, e o fator crítico de sucesso das empresas são e serão sempre a pessoas. Conselho? Invista em si, o ganho é garantido.