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Proibição de corte de luz, gás, água e telecomunicações passa a abranger apenas desempregados, infetados com Covid ou com quebra de rendimentos

Caso tenha faturas destes serviços em dívida e se estiver numa das situações acima indicadas, deverá contactar a empresa fornecedora e expor a sua situação, apresentando comprovativos se exigido.
19 Agosto 2021, 16h45

A DECO informa que foi alterada a lei que prolongou a proibição de corte do fornecimento de serviços públicos essenciais: eletricidade, gás natural, água e os serviços de telecomunicações. Foi acrescentado à lista de serviços essenciais o fornecimento de GPL canalizado, sendo que estes serviços não poderão ser cortados até 31 de dezembro de 2021.

No entanto, as regras que abrangiam todos os consumidores, sem quaisquer exigências adicionais, passaram apenas a abranger aqueles que estejam em situação de desemprego, com quebra de rendimentos do agregado familiar igual ou superior a 20 % ou em caso de infeção pela doença Covid-19. Esta medida excecional pretende responder às dificuldades no contexto da pandemia provocada pela Covid-19, apoiar os consumidores e garantir o acesso aos serviços públicos essenciais.

O que devo fazer se tiver faturas em dívida?

Caso tenha faturas destes serviços em dívida e se estiver numa das situações acima indicadas, deverá contactar a empresa fornecedora e expor a sua situação, apresentando comprovativos se exigido. Nestes casos o serviço não poderá ser cortado.

Quando termina o prazo deste direito excecional?

A DECO alerta que o prazo terminará no dia 31 de dezembro de 2021.

Caso não esteja numa daquelas situações, o serviço poderá ser cortado, embora tenha sempre que ser enviado previamente o aviso de corte e cumprido o respetivo prazo. Aconselhamos nestes casos que contacte a empresa fornecedora e negoceie um acordo de pagamentos, cujas prestações deverão ser adequadas face aos seus rendimentos atuais.

Salientamos que a prestação do acordo de pagamento irá acumular com as faturas mensais que, entretanto, vão sendo emitidas, como tal, deverá ser negociado um valor de prestação mensal que seja adequado ao orçamento familiar.

Já no setor das telecomunicações destacam-se as seguintes novidades:

Se estiver numa situação de desemprego, ou se tiver uma quebra de rendimentos igual ou superior a 20%, poderá cancelar o contrato com o seu operador de comunicações eletrónicas, sem que lhe possa ser cobrada qualquer penalização. Em alternativa, poderá e nas mesmas condições, solicitar a suspensão do contrato de telecomunicações, sem penalizações, retomando-o a 1 de janeiro de 2022, ou noutra data a acordar com o operador.

Precisa de ajuda a chegar um acordo? A DECO pode ajudar! Fale connosco através do nosso formulário ou através dos nossos contactos.

Conte com o apoio da DECO MADEIRA através do número de telefone 968 800 489/291 146 520, do endereço eletrónico deco.madeira@deco.pt. Pode também marcar atendimento via Skype. Siga-nos nas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin, Youtube e no nosso site DECO!

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