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Serviços veterinários aumentam faturação em 46% e gasto médio sobe 10% em dois anos

Os dados da REDUNIQ indicam também que o número de transações, em serviços veterinários, cresceu 32,1% entre 2023 e 2025.
5 Outubro 2025, 17h14

Entre 2023 e 2025 os serviços veterinários tiveram um crescimento de 46% na sua faturação, com este incremento a se “manter fortemente ancorado” no mercado nacional, que em 2025 representou 93,56% do total, indica o relatório da REDUNIQ [empresa de pagamentos]. Já o gasto médio cresceu 10% nestes dois anos.

“Os consumidores estrangeiros continuam a destacar-se pelo elevado valor dos seus tickets médios [ou despesa média] subindo de 102,82 euros em 2023 para 108,32 euros em 2024 e para 112,03 euros em 2025. Em comparação, os clientes nacionais evoluíram de forma consistente, passando de 74,43 euros para 76,91 euros e para 82,45 euros no mesmo intervalo. Em termos globais, o gasto médio aumentou 10,5% nos dois anos. Estes dados confirmam a relevância estratégica do mercado interno, mas também sublinham o elevado potencial de valorização do consumo internacional”, destaca o relatório da REDUNIQ.

O número de transações cresceu 32,1% entre 2023 e 2025, mais impulsionado pela componente nacional.

“O número de transações com cartões estrangeiros registou um crescimento residual de 0,8%. Entre 2024 e 2025, esse indicador acelerou significativamente, atingindo uma subida de 24,6%. Já os cartões nacionais mantiveram uma trajetória de crescimento sustentado, com aumentos de 8,8% e 21,6% nos mesmos períodos. Este estudo reflete uma dinâmica positiva do consumo, tanto interno como internacional, e reforça a relevância estratégica do setor dos pagamentos para a economia nacional”, salienta a REDUNIQ.

Em 2025, as maiores despesas em serviços veterinários ocorreram na Guarda (97,64 euros), Lisboa (93,43 euros), Faro (90,55 euros), Coimbra (90,22 euros) e Porto (89,60 euros),

“No que respeita ao peso da faturação face ao total nacional, Lisboa lidera com 29,85%, seguida pelo Porto (16,4%), Setúbal (13,1%), Faro (8%) e Aveiro (6,8%)”, destaca o relatório, com estes cinco distritos a representarem mais de 70% da faturação do setor.

“Este aumento do ticket médio também resulta da integração dos pagamentos com sistemas de gestão, que simplificam a operação dos negócios, e da adoção crescente da solução ‘Parcela Já com Unicre’, já disponível em várias clínicas veterinárias e que tem tornado os serviços mais acessíveis ao permitir o pagamento parcelado de compras de maior valor ou inesperadas”, disse a diretora de e-commerce, verticais e parcerias da UNICRE [que tem como marca registada a REDUNIQ], Carla Castro.

 

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