[weglot_switcher]

SESARAM confirma alta a nove feridos no acidente na Madeira

De entre as 28 vítimas que deram entrada no Hospital, duas eram de nacionalidade portuguesa e as restantes de nacionalidade estrangeira, maioritariamente alemães. 10 eram do sexo masculino e 19 do sexo feminino, com idades entre os 40 e os 60 anos. O SESARAM sublinhou ainda que não houve registo de entrada de crianças no Hospital vítimas do acidente.
18 Abril 2019, 10h55

O Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira confirmou na manhã desta quinta-feira que 9 vítimas já tiveram alta, depois do acidente com um autocarro turístico que acabou por capotar, na passada quarta-feira.

Na conferência de imprensa deu-se conta do ponto da situação atual. Das 28 vítimas que deram entrada na quarta-feira, sabe-se hoje que 5 doentes foram submetidos a intervenções cirúrgicas, no âmbito da especialidade de ortopedia e cirurgia geral, sendo que dois eram de nacionalidade portuguesa, sendo que há mais uma intervenção cirúrgica programada para hoje.

O ponto da situação dá ainda conta de que há 8 vítimas internadas no serviço de ortopedia, 4 na unidade de cuidados intensivos polivalente, 1 vítima que se encontra na unidade de cuidados médicos cirúrgicos e mais 6 em observação no serviço de urgência.

A conferência de imprensa desta manhã, relembra ainda que das 28 vítimas que deram entrada registou-se um falecimento de um doente que estava internado na unidade de cuidados intensivos, notícia que foi avançada ainda na passada quarta-feira.

O SESARAM afirmou que depois de ter sido dado o alerta do acidente, às 18h35 de ontem, foi imediatamente acionado o Plano de Catástrofe do Hospital Nélio Mendonça, tendo já em consideração o número previsível de vítimas no local. O Plano de Catástrofe viria a ser desativado só às 21h15.

De entre as 28 vítimas que deram entrada no Hospital entre as 19h02 e as 19h50, duas eram de nacionalidade portuguesa e as restantes de nacionalidade estrangeira, maioritariamente alemães. 10 eram do sexo masculino e 19 do sexo feminino, com idades entre os 40 e os 60 anos. O SESARAM sublinhou ainda que não houve registo de entrada de crianças no Hospital vítimas do acidente.

Foram mobilizadas equipas para prestar apoio psicológico no local do acidente, no hotel e no Hospital, garante o SESARAM, e as equipas de médicos, assistentes sociais, psiquiatras, psicólogos, enfermeiros, técnicos de diagnóstico e terapêutica, entre outras foram reforçadas. Também os responsáveis da agência, tradutores e o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras mobilizaram-se para o Hospital para prestar apoio.

O SESARAM ainda esta manhã afirmou que em virtude do número de vítimas mortais foi solicitado apoio ao Instituto de Medicina Legal, que enviou uma equipa para colaborar na realização das autópsias para que os cadáveres sejam o mais rapidamente possível identificados para que seja também permitida o mais rapidamente possível a sua transladação para o país de origem.

Na conferência de imprensa, o SESARAM referiu que foram de imediato disponibilizados meios de apoio às vítimas e familiares no Hospital e que foram criadas linhas de apoio para esclarecimentos.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.