[weglot_switcher]

SESARAM integra 68 novos médicos internos

Na recepção aos novos médicos internos Miguel Albuquerque, presidente do Governo Regional, lembrou que a Madeira investe mais em saúde do que o Continente. “Gastamos 6,9% do PIB da Região em saúde enquanto que no Continente é 4,8%”, disse o governante.
2 Janeiro 2019, 12h41

O Serviço Regional de Saúde (SESARAM) recebeu 41 novos médicos internos de formação geral e mais 27 de formação especializada, tendo agora ao seu dispor 218 médicos internos.

Na recepção aos novos médicos internos Miguel Albuquerque, presidente do Governo Regional, lembrou que o sistema de saúde da Madeira deriva da autonomia política e actualmente este serviço “é complexo” o que “obriga a alocação de recursos para garantir a justiça e equidade” na população.

O líder do executivo madeirense disse ainda que é um mito de que a Madeira anda a fazer um desinvestimento em saúde.

“Há um desinvestimento no Continente de 15% no Serviço Nacional de Saúde (SNS) enquanto na Madeira aumentamos esse investimento na Saúde. Gastamos 6,9% do PIB da Região na Saúde. No Continente gasta-se 4,8%. Por cada habitante a Madeira gasta 1.189 euros e no Continente 852 euros”, reforçou.

“Toda a gente tem direito a ser tratada com dignidade regional a ser trata no SESARAM. É uma conquista fundamental e é nossa obrigação ética manter este legado”, sublinhou o governante.

Albuquerque lembrou a importância de se ter disponível “os recursos fundamentais” para manter o serviço regional de saúde.

“Fizemos o pagamento nos últimos quatro anos dos valores das dívidas do SESARAM em 400 milhões de euros e ainda fizemos investimentos de modo a garantir que o SESARAM ia acompanhando a evolução tecnológico e o reforço dos recursos humanos”, afirmou.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.