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Sete em cada dez compras incluem um artigo em promoção

O desconto médio registado até setembro deste ano é de 32% e, do total dos produtos adquiridos em promoção, 62,9% são de marcas de fabricante.
12 Outubro 2016, 15h52

Em cada dez compras feitas pelos portugueses, sete incluem no mínimo um artigo em promoção. Esta é uma das principais conclusões da segunda edição do barómetro “Marcas+Consumidores”, apresentado esta quarta-feira pela Centromarca – Associação Portuguesa de Empresas de Produtos de Marca, em colaboração com a Kantar Worldpanel, e referente a este ano. Em média, cada lar adquiriu 41 cestas de compras e destas, atendendo às poupanças resultantes das promoções, três não representaram qualquer custo.

O desconto médio registado até setembro deste ano é de 32% e, do total dos produtos adquiridos em promoção, 62,9% são de marcas de fabricante. Estas registam um desconto médio de 34% (face aos 19% registados pelas marcas de distribuição), mas a atividade promocional não é suficiente para gerar crescimento, uma vez que 46% das marcas não conseguem vender mais apesar das promoções.

O estudo informa ainda que os portugueses continuam a comprar menos produtos, mas o valor gasto em cada ida ao supermercado está a aumentar. A perda de 0,6% em volume (quantidade de produtos comprados) registada pelo mercado das marcas globais de grande consumo é a menos acentuada dos últimos três anos, o que sugere uma ligeira recuperação, acompanhada pelo incremento em valor de 2,9%. As categorias de frescos e de higiene do lar, com aumentos em volume de 1% e 1,6%, respetivamente, foram as impulsionadoras deste acréscimo ligeiro.

Podem destacar-se ainda as conclusões relativas às principais superfícies: Continente, Pingo Doce e Lidl são as mais visitadas, com 21,2%, 20,8% e 12,2% do total de ocasiões de compra, respetivamente. Em relação às compras online, o estudo destaca que ocorreram em apenas 5,8% dos lares portugueses e que o e-commerce ainda representa menos de 1% do volume total das marcas globais de grande consumo.

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