[weglot_switcher]

Setor do turismo com perdas de pelo menos um bilião de euros em 2020

O relatório divulgado na Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento indica que estas perdas podem chegar aos três biliões de euros, caso o impacto nas viagens internacionais de lazer se mantenham até março de 2021.
1 Julho 2020, 16h29

A indústria do turismo poderá perder este ano em termos globais pelo menos 1,2 triliões de dólares (um bilião de euros), de acordo com os dados publicados esta quarta-feira, 1 de julho, na Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento, informa a “Bloomberg”.

Segundo o relatório, estas perdas iniciais equivalem a 1,5% da economia mundial e podem chegar aos 3,3 trilhões de dólares (três biliões) caso o impacto nas viagens internacionais de lazer se mantenham até março de 2021.

A quebra do turismo pode custar à Jamaica 11% do seu Produto Interno Bruto (PIB) e reduzir o PIB da Tailândia em 9%. Por sua vez, países como o Quénia, Egito e Malásia podem perder mais de 3% do seu PIB, de acordo com o relatório.

Esta perda de receita do turismo poderá provocar um aumento acentuado do desemprego de 12% na Tailândia, 11% na Jamaica e 9% na Croácia.

O relatório coloca também Portugal num grupo de países mais ricos e com economias mais diversificadas, onde se encontram a França, a Grécia, a Itália, a Espanha e os Estados Unidos, que também vão perder biliões de euros nas receitas do turismo.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.