[weglot_switcher]

Setor hoteleiro estima perdas de até 1,44 mil milhões de euros até junho

Associação da Hotelaria de Portugal revela que mais de 80% dos hotéis estão encerrados entre abril e maio.
8 Abril 2020, 12h04

O setor hotelaria poderá ter perdas de receitas que podem atingir os 1,44 mil milhões de euros no primeiro semestre de 2020. A informação é divulgada pela Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) esta quarta-feira, 8 de abril, através de um inquérito realizado aos seus associados.

A associação estima que podem existir perdas de entre 11,8 a 13,1 milhões nas noites perdidas nos hotéis, o que pode representar uma quebra de receitas turísticas de entre os 1,28 mil milhões e 1,44 mil milhões de euros.

Cristina Siza Vieira, vice-presidente da AHP referiu em conferência de imprensa que mais de 80% dos hotéis estão encerrados entre abril e maio, sendo que 85% dos trabalhadores, correspondente a 51 mil empregados entraram no sistema de lay-off no mês atual.

O inquérito que foi levado a cabo entre os dias 1 e 7 de abril, indica também que ao todo, 94% das unidades hoteleiras em Portugal vão entrar no sistema de lay-off. Em termos da taxa de ocupação, 65% dos inquiridos estimam uma quebra de entre 70% a 100%, sendo que 31% apontam para uma redução que varia entre os 80% a 89%.

Sobre as maiores dificuldades que pensam enfrentar este ano face à pandemia da Covid-19, os inquiridos apontam quatro aspetos: a retoma do turismo, dificuldades de tesouraria, a manutenção dos atuais postos de trabalho e a duração da pandemia.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.