[weglot_switcher]

Sheik do Catar faz segunda oferta para comprar Manchester United

A corrida para a compra do clube inglês está renhida, com dois principais candidatos, o Sheik do Catar, Jassim Bin Hamad Al Thani, e o multimilionário inglês Jim Ratcliffe. Na quarta-feira terminou a segunda ronda de ofertas, sendo que na próxima semana o Manchester United irá reunir com os interessados.
6 – Manchester United FC (quatro)
23 Março 2023, 13h45

Na quarta-feira passada o Sheik do Catar, Jassim Bin Hamad Al Thani, apresentou uma segunda proposta para a compra do clube inglês Manchester United, segundo avança o jornal “Le Monde” espera-se agora que o multimilionário inglês Jim Ratcliffe, apresente a sua segunda oferta.

Os atuais donos do clube, a família Glazer, anunciaram há cerca de quatro meses que estavam a procurar vender o clube, o que desencadeou uma guerra de propostas multimilionárias. O prazo para a apresentação das novas propostas ao banco comercial Raine, terminou na quarta-feira e a família prevê que o processo será concluído com valores recorde.

O Sheik do Catar terá feito uma oferta inicial de 5,5 mil milhões de dólares, segundo fontes. Já Jim Ratcliffe deverá melhorar a sua oferta para 6 mil milhões dólares, segundo fontes citadas pelo jornal “Financial Times”.

A família Glazer estabeleceu um recorde mundial de avaliação de 7,3 mil milhões de dólares para um clube desportivo. Uma avaliação envolvida em polémica, uma vez que na última época o clube teve um prejuízo de cerca de 132 milhões de euros, com o passivo a atingir os 590 milhões de euros.

Acredita-se que as ofertas na primeira ronda no mês passado valeram cerca de cinco mil milhões de libras. Este valor será superior ao recorde da Premier League de 4,9 mil milhões de euros pagos pelo empresário Todd Boehly para a compra do Chelsea.

A oferta do Sheik Jassim promete acabar com a dívida de 620 milhões de dólares do United e investir fortemente num novo estádio e campo de treino, e apoiar tanto a equipa masculina como a feminina em campo.

Já o multimilionário inglês Jim Ratcliffe afirmou que será mais cauteloso a realizar a compra, insistindo que não vai pagar um preço “estúpido” perante uma guerra de ofertas por um dos clubes mais emblemáticos do futebol. Ao contrário do Sheik do Catar, o britânico só pretende adquirir uma participação de 69% no clube, sublinhando que o seu interesse é apenas “ganhar coisas”.

Para a semana os interessados vão ouvir o clube, para uma próxima ronda de propostas.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.