[weglot_switcher]

SIBS lança API Market e inicia-se um “novo ciclo financeiro em Portugal”

Madalena Cascais Tomé, CEO da SIBS, apresentou o SIBS API Market, uma plataforma de open banking que vai permitir o desenvolvimento de serviços de pagamentos entre os vários agentes de mercado. A empresa divulgou ainda a nova imagem institucional.
26 Fevereiro 2019, 16h54

A SIBS apresentou o SIBS API Market esta terça-feira, em Lisboa, numa cerimónia que contou com a participação do Ministro Adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira.

O SIBS API Market é uma plataforma de open banking que vai permitir o desenvolvimento de serviços de pagamentos entre os vários agentes de mercado, quer sejam bancos, quer novos players, como as FinTech.

Com esta plataforma da SIBS, os agentes de mercado terão acesso às informações bancárias dos consumidores, através das Application Programming Interfaces (API), previstas na segunda diretiva comunitária sobre serviços de pagamentos eletrónicos, que foi transposta para o ordenamento jurídico português no final do ano de 2018.

Com o SIBS API Market, qualquer entidade que utilize esta plataforma, pode não só desenvolver novos modelos de negócio, mas aceder a 95% do sistema de pagamentos em Portugal.

Disponível a partir de hoje em ambiente de sandbox, já é possível efetuar a consulta de saldos e movimentos, iniciação de pagamentos e a consulta de fundos, através do SIBS API Market. Assim, qualquer entidade, incumbente ou FinTech pode registar-se aqui para fazer os testes de consultas às API disponíveis, isto é, começar a programar ‘em cima’ das API da SIBS.

A SIBS disponibilizou cinco APIs diferentes. A primeira consiste numa API de informação de conta, que disponibiliza informação de identificação, saldo e histórico e movimentos de uma ou mais contas. Com esta informação é possível apresentar aos utilizadores informação consolidada sibre despesas e recebimentos.

A segunda é uma API de iniciação de serviços de pagamento que permite a iniciação de pagamento com a mesma experiência que utilizador tem no homebanking.

A terceira é uma API de disponibilidade de fundos, isto é, permite validar junto do banco se a conta associada ao cartão de um utilizador tem um determinado valor disponível.

Em quarto lugar, surge a API que lista os bancos aderentes ao SIBS API Market e ainda a lista de APIs disponíveis por bancos.

E, em quinto lugar, a API que, ao integrar o pagamento MB Way com o número de telemóvel em qualquer sistema, permite ao utilizador efetuar compras com o número de telemóvel.

No dia 14 de setembro, estarão disponibilizados os APIs para os meios de pagamentos em Portugueses, como por exemplo, os pagamentos de serviçis, pagamentos ao Estado e carregamentos de telemóveis.

 

https://jornaleconomico.pt/noticias/nova-revolucao-da-sibs-abre-os-bancos-a-tudo-414665

Madalena Cascais Tomé, presidente executiva da SIBS, revelou que, com o lançamento do SIBS API Market, se inicia “um novo ciclo na história do sistema de pagamentos, tal como como sucedeu há trinta e cinco anos o lançamento do multibanco”.

“Ainda não temos noção da disrupção”, salientou a CEO da SIBS.

O Ministro Adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira, elogiou a SIBS e o SIBS API Market. O ministro, que disse que não se lembra da última vez que entrou numa agência bancária, considera que a nova plataforma da SIBS constitui “uma grande oportunidade para a criação de novos modelos de negócio”, num mundo “tecnológico e de abertura dos serviços de pagamento”.

 

SIBS apresentou nova imagem institucional

A SIBS renovou a imagem institucional, que “tem tons de azul porque é a cor da economia digital”, explicou Madalena Cascais Tomé.

Segundo a CEO, é uma imagem que continua a demonstrar o ADN de inovação da empresa.

A nova imagem da FinTech com mais de três décadas de vida reforça a assinatura “Partner in Payments”, numa alusão aos valores da dona do Multibanco: “um elevado nível de excelência que, em conjunto com a sua integridade, geram confiança na capacidade de inovar”, lê-se no comunicado da empresa.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.