O grupo italiano de autoestradas Atlantia assinou recentemente um acordo para comprar a startup Yunex Traffic, que desenvolve soluções de tráfego e mobilidade inteligente, à Siemens por 950 milhões de euros. O negócio com esta startup, que criou em Portugal uma tecnologia para passadeiras de peões inteligentes, ficará fechado no próximo mês de setembro, se obtiver todas as aprovações regulatórias necessárias.
Em Portugal, a empresa que nasceu em 2021 de um spin-off da Siemens é liderada por Miguel Rodrigues e está representada por uma equipa pluridisciplinar de engenharia de tráfego e sistemas, investigação e desenvolvimento, vendas e gestão de projeto. A Yunex Traffic foi responsável por implementar o primeiro sistema de e-bikesharing de Lisboa e este verão destacou-se por exportar para a Islândia a sua tecnologia para passadeiras.
“A Siemens está continuamente a aprimorar e otimizar o portefólio enquanto empresa de tecnologia focada no seu negócio principal. A Siemens Mobility e a Yunex Traffic demonstraram que a Siemens é capaz de desenvolver negócios com muito sucesso e aumentar valor. Além disso, estamos muito satisfeitos por termos encontrado o melhor dono para a Yunex Traffic, a Atlantia, com a sua competência, orientação de longo prazo e alto compromisso com o crescimento e a inovação”, referiu o presidente e CEO da Siemens AG, Roland Busch.
“Com a venda à Atlantia, a Yunex Traffic torna-se parte de um ecossistema de tráfego altamente dinâmico que garantirá um ar mais limpo, cidades mais habitáveis e estradas mais seguras”, completou o CEO da Siemens Mobility, Michael Peter, de acordo com comunicado divulgado pela multinacional alemã.
A solução de segurança rodoviária, que funciona por energias renováveis, foi criada de raiz em Portugal e chama-se SiWalk. Com um sistema de luz inteligente, deteta automaticamente a aproximação dos peões e ilumina a passadeira quando alguém tem quer atravessar a rua. O sistema com controlo remoto está a ser utilizado na capital islandesa, Reykjavik, e ilumina-se e em três eixos: luz superior Omniflow, sinais verticais retro iluminados e iluminação de piso.
“Os transportes, a tecnologia, as cidades inteligentes, o investimento e a sustentabilidade são temas que vão marcar cada vez mais as nossas vidas, sendo a mobilidade inteligente incontornável. Hoje em dia, o modo pedonal assume cada vez mais um papel importante na mobilidade urbana, pelo que este projeto é um excelente exemplo de que a tecnologia também aqui pode ter um papel determinante”, sintetizou o número um da Yunex Traffic em Portugal.
Miguel Rodrigues deu este fim de semana uma entrevista ao semanário “Novo“, onde fala ainda do concurso de 4,5 milhões de euros da EMEL que a Yunex Traffic ganhou para renovar os semáforos da capital e trocar o sistema central dos equipamentos de sinalética. “O contrato, o que prevê é a plataforma mudar para outro campeonato que permite todas estas coisas. Seja qual for a política de mobilidade, o sistema deve ser capaz de ajudar”, explicou.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com