[weglot_switcher]

Siga estas dicas para ter uma alimentação mais saudável

Basta saber que cerca de 25% do total de emissão de gases é diretamente provocada pela prática invasiva da agricultura. Como? Porque os alimentos não são apenas cultivados, necessitam de vários tratamentos, processos, transformações e transportes para chegar até a sua casa.
7 Outubro 2020, 16h35

As alterações climáticas provocadas pela crescente emissão de gases para a atmosfera são uma das grandes preocupações mundiais da actualidade.  

Diversos debates mundiais e ações de sensibilização tem sido realizados pelas autoridades globais que alertam os graves riscos que as alterações do clima representam para a humanidade.

A agricultura invasiva, ou melhor a poluição associada a esta prática, talvez não seja associada imediatamente a este problema, mas ela é claramente um dos fatores principais na emissão de gases para a atmosfera.

Basta saber que cerca de 25% do total de emissão de gases é diretamente provocada pela prática invasiva da agricultura. Como? Porque os alimentos não são apenas cultivados, necessitam de vários tratamentos, processos, transformações e transportes para chegar até a sua casa.

Trocando por miúdos: enfrentamos um progressivo desflorestamento, perda da biodiversidade, desgaste dos solos pelo uso de fertilizantes, herbicidas, pesticidas e entre outros produtos relacionados com a produção alimentar.

Apesar de serem já uma realidade as boas práticas associadas aos processos de cultivo, o que temos presentemente não é suficiente. E o consumidor tem também a sua cota de responsabilidade, já que é o grande agente do desperdício alimentar.

Estima-se que em 2050 necessitaremos aumentar em 60% a produção alimentar para satisfazer a procura de cerca de 9,3 mil milhões de consumidores.

O que pode o consumidor fazer? Mudar o seu comportamento e procurar fazer uma alimentação sustentável.

A DECO apresenta-lhe algumas dicas:

  • Evitar comprar aquilo que não necessita (fazer uma lista antes de ir ao supermercado);
  • Escolher alimentos com um maior prazo de validade. Saiba distinguir a data-limite de consumo da data de durabilidade dos artigos;
  • Conservar corretamente os alimentos;
  • Aproveitar as sobras alimentares;
  • Às refeições reduzir o tamanho das porções e seguir as recomendações da roda dos alimentos;
  • Reduza o uso do plástico e das embalagens (opte por fruta e legumes a granel);
  • Reutilize e recicle as embalagens.

Há consumidores que consideram que optar por uma alimentação sustentável é sinónimo de gastar mais dinheiro, mas isto é um mito. As escolhas passam não só pela compra de produtos biológicos, mas também pela escolha de alimentos da época e com origem portuguesa. Estes são financeiramente acessíveis e são também uma boa forma de garantir uma alimentação mais sustentável.

Conte com o apoio da DECO MADEIRA através do número de telefone 968 800 489/291 146 520, do endereço eletrónico deco.madeira@deco.pt. Pode também marcar atendimento via skype. Siga-nos nas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin e Youtube!

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.