[weglot_switcher]

Simulador do IRS: saiba qual vai ser o seu salário líquido

Consulte aqui a calculadora do salário líquido de 2017. Faça as contas e fique a saber quanto dinheiro leva para casa já em janeiro e ao longo deste ano, face às alterações orçamentais.
27 Janeiro 2017, 13h00

O Jornal Económico/EY disponibiliza um simulador que permite calcular quanto é que um trabalhador, do privado ou do público, vai receber em cada mês, depois de descontos e impostos. O cálculo incorpora já as alterações orçamentais como o fim da sobretaxa de IRS no segundo escalão de rendimento ou o desaparecimento gradual da retenção para os contribuintes que estão no terceiro, no quarto ou no quinto escalão do IRS, bem como as novas tabelas de IRS. As simulações incluem ainda a actualização dos escalões do IRS em 0,8% que permitirá à generalidade dos contribuintes um alívio fiscal em 2017 com um aumento do rendimento disponível.

Clique aqui para aceder à calculadora

A “calculadora” permite saber qual é o rendimento líquido mensal nos vários períodos do ano em que continuam a ser aplicadas as sobretaxas e também nos meses em que estas desaparecem: que vai continuar a aplicar-se aos 3.º, 4.º e 5.º escalões de rendimentos, embora esta se extinga no final de junho para o terceiro escalão e no final de novembro para os outros dois patamares. Para o efeito, terá de seleccionar o momento de pagamento que pretende saber qual é a remuneração líquida (até 30 de Junho, 1 de Julho até 30 de novembro ou dezembro).

Com a calculadora saberá também qual é a sua remuneração mensal líquida por tipo de mês de remuneração: mês sem subsídios, mês com subsídio de férias ou mês com subsídio de natal.

No Excel, é necessário especificar algumas informações como o sector (privado ou público), o valor do salário base (bruto) mensal, o valor diário do subsídio de alimentação e a modalidade em que é pago (em dinheiro ou em vales/cartões), número de dias úteis mensais, o estado civil e o número de filhos.

No final, obterá o resultado da simulação e ficará a saber qual é o seu salário líquido mensal com e sem duodécimos em 2017 e comparar qual é a diferença em relação a 2016.

 
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.