Sindicato dos Professores da Madeira pede reforço das medidas de proteção contra a covid-19

A estrutura sindical sublinha que para além dos testes e da vacinação deve existir um reforço das medidas de proteção contra o coronavírus de modo a “garantir o distanciamento em sala de aula e aumentar os níveis de limpeza e desinfeção com o reforço de assistentes operacionais”.

O Sindicato dos Professores da Madeira (SPM) considerou que os testes e a vacinação contra a covid-19 são boas medidas para evitar novas vagas do vírus, mas alertou para a necessidade de existir um reforço das medidas de proteção contra o coronavírus de modo a “garantir o distanciamento em sala de aula e aumentar os níveis de limpeza e desinfeção com o reforço de assistentes operacionais”.

Esta quinta-feira, 8 de abril, ocorreu o regresso às aulas presenciais no ensino secundário. A estrutura sindical sublinha que esta reabertura das aulas “é mais um momento importante no sentido de garantir que, pelo menos neste último período do ano letivo, será possível restabelecer a relação pedagógica adequada entre professores e alunos, que tão abalada tem sido, desde março de 2020”.

Contudo o SPM sublinham que “não será, decerto, um só período letivo que permitirá recuperar aprendizagens e superar défices que resultam da instabilidade vivida no último ano, mas, no mínimo, tudo deverá ser feito para que o final do ano decorra da melhor forma possível”.

O SPM defende também que seria importantes que as escolas “pudessem reforçar os apoios e as coadjuvações, a par de outras medidas que possibilitem um acompanhamento personalizado dos alunos, tais como a divisão das turmas em grupos de menor dimensão, pois as aprendizagens fragilizaram-se, as desigualdades agravaram-se e as necessidades de cada aluno tornaram-se mais exigentes”.

A estrutura sindical mostrou-se disponível para continuar a colaboração com as entidades “para que os docentes tenham voz ativa num processo em que são elemento fundamental”.

O SPM vai estar na Escola Francisco Franco, para acompanhar o regresso às aulas presenciais no secundário, e vai deslocar-se ao Centro de Vacinação do Tecnopolo para se inteirar sobre o processo de vacinação da comunidade escolar.

Ler mais
Recomendadas

DECO junta-se ao REFIL para incentivar reutilização de embalagens

Apesar de já se encontrar previsto o comércio de bebidas em embalagens reutilizáveis e de produtos a granel, os consumidores ainda não beneficiam de um mercado que lhes permita adquirir, nestes moldes, produtos de limpeza e higiene pessoal, forçando-os a optar por novas embalagens e aumentando, assim, a sua produção de resíduos, colocando em causa as metas portuguesas da sustentabilidade.

Nós Cidadãos quer requalificação da Marina do Funchal

O partido alerta para o estado de degradação da Marina do Funchal e acusa PSD de falta de ausência de rumo.

Câmara do Funchal terá Francisco Simões como convidado no 25 de abril

A cerimónia do 25 de abril vai decorrer na sala da Assembleia Municipal do Funchal.
Comentários