Sines foi o segundo porto que mais cresceu no mercado europeu de contentores em 2020

O porto alentejano foi o único porto localizado na Península Ibérica a registar um crescimento no segmento dos contentores, mantendo a quarta posição ibérica.

Sines foi o segundo porto que mais cresceu no mercado europeu de contentores, destaca um comunicado da APS – Administração dos Portos de Sines e do Algarve.

“Com 13% de crescimento homólogo em 2020, o porto de Sines foi o segundo porto europeu com maior evolução na carga contentorizada, ocupando a 16ª posição na lista dos principais de portos europeus neste segmento. O ‘ranking’ foi publicado por uma revista espanhola da especialidade (“Transporte XXI”), que analisou os resultados do mercado portuário europeu no ano passado”, desraca o referido comunicado.

Segundo esse documento, “Sines foi o único porto localizado na península [ibérica] a registar um crescimento no segmento dos contentores, mantendo a quarta posição ibérica”.

“Com o impacto provocado pela pandemia, o volume total acumulado dos portos europeus registou uma diminuição de 2% na movimentação de carga contentorizada”, adiantam os responsáveis da APS.

De acordo com o comunicado em questão, “o porto de Sines manteve-se ainda como a principal plataforma ferroviária de mercadorias da Península Ibérica, com 304.241 TEU [medida-padrão equivalente a contentores com 20 pés de comprimento] movimentados por comboio entre o porto e várias plataformas de concentração de carga localizadas em Portugal e em Espanha”.

“A resiliência que toda a comunidade portuária de Sines demonstrou num contexto extremamente adverso para a economia mundial, permitiu que o porto de Sines mantivesse o abastecimento da economia nacional, reforçando a sua integração nas principais cadeias logísticas internacionais”, salienta o comunicado da APS.

Recomendadas

Comissão de inquérito responsabiliza Governo na venda à Lone Star

Os deputados da comissão de inquérito ao Novo Banco aprovaram hoje várias alterações ao relatório que passam a responsabilizar também o Governo socialista na decisão de venda à Lone Star, apesar dos votos contra do PS.

MDS é o único grupo ibérico no top 250 mundial das empresas de corretagem de seguros

A multinacional liderada por José Manuel Dias da Fonseca ocupa a 141ª posição no ranking mundial referente a 2020, com uma receita estimada em 79,4 milhões de dólares, refletindo o desempenho nos vários mercados onde está presente a nível global.

Aprovada pelo PS, PCP e BE conclusão no relatório da CPI que diz que Resolução do BES foi “Fraude Política”

Porém, foi aprovada uma proposta do PSD que recorre a uma citação do antigo vice-governador do Banco de Portugal (BdP) Pedro Duarte Neves na comissão de inquérito dizendo que havia regras de “usar o mínimo dos fundos públicos que sejam precisos”.
Comentários