[weglot_switcher]

“Sinto-me honrada”. Lagarde vai ser a primeira mulher a liderar o BCE

O nome da diretora do Fundo Monetário Internacional (FMI) foi o mais consensual entre os 28 chefes de Estado e de governo europeus na cimeira extraordinária que decorre em Bruxelas.
2 Julho 2019, 18h47

Christine Lagarde vai ser a primeira mulher a liderar o Banco Central Europeu e já reagiu oficialmente à nomeação que teve lugar esta tarde. “Sinto-me honrada pela minha nomeação para a presidência para o Banco Central Europeu. Decidi suspender temporariamente as minhas responsabilidades como diretora do FMI durante este período de nomeação.

Os líderes da União Europeia viraram-se para a opção Christine Lagarde nas últimas horas e a francesa vai ser a próxima presidente do Banco Central Europeu (BCE). O nome da diretora do Fundo Monetário Internacional (FMI) foi o mais consensual entre os 28 chefes de Estado e de governo europeus na cimeira extraordinária que decorre em Bruxelas.

O nome da dirigente do FMI já teria surgido em conversações anteriores, que ficaram sem efeito devido a discordâncias face à liderança da Comissão Europeia.

Desde domingo que se discute quem serão os novos rostos das instituições comunitárias, mas agora os responsáveis da Alemanha apontam que a escolha favorita de Angela Merkel é Christine Lagarde – bem como a dos restantes democratas cristãos do governo alemão.

Fontes europeias da “Bloomberg” referiram que Christine Lagarde também é a escolha do presidente francês, Emmanuel Macron.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.