[weglot_switcher]

Síria tenta convencer o Irão a ser parte da solução política

O ministro das Relações Exteriores do novo governo de Damasco apela ao regime de Teerão para que não “espalhe o caos” na Síria. O Irão quer a Síria engajada com o combate a Israel.
29 Dezembro 2024, 15h00

O novo ministro das Relações Exteriores da Síria, Asaad Hassan al-Shibani e o seu homólogo do Irão, Abbas Araghchi, encontraram-se esta semana e o chefe da diplomacia do regime de Teerão disse que é ainda muito cedo para julgar o futuro da Síria e assegurar que tudo está a correr bem. Uma reação que resulta do facto de al-Shibani ter sido crítico da forma como o Irão observa a evolução do processo político na Síria – o que levanta sérias dúvidas sobre o posicionamento da república islâmica. “Acho que atualmente é muito cedo para julgar, tanto por nós como por outros que acham que as vitórias foram conquistadas na Síria”, disse Abbas Araghchi. “Alertámos contra a disseminação do caos na Síria e responsabilizámos [os novos líderes] pelas repercussões”, disse.

Araghchi liderou a resposta diplomática do Irão após a queda do antigo aliado de Teerão, Bashar al-Assad, que consiste na disposição de manter relações bilaterais, ao mesmo tempo em que alertou que o entendimento depende muito da posição síria em relação a Israel – que continua a bombardear o país com a finalidade implícita de destruir os interesses iranianos instalados no país.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.