[weglot_switcher]

Sismo de magnitude 7.7 atinge Chile

As autoridades chilenas emitiram um aviso de tsunami e uma ordem de evacuação para as áreas costeiras do sul, este domingo.
  • REUTERS/Alvaro Vidal
25 Dezembro 2016, 16h36

Durante a manhã de hoje, o Chile foi atingido por um sismo de magnitude 7.7 na escala de Richter, cujo epicentro se localizou a cerca de 225 quilómetros do sudoeste de Puerto Montt, no sul do país.

O Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico nos EUA lançou ainda um alerta de tsunami para as áreas que se encontram num raio de mil quilómetros do epicentro do terremoto. De acordo com serviços de emergência locais, esperam-se ondas que atinjam aproximadamente um metro acima do nível do mar, ao longo de certas zonas costeiras do Chile.

As primeiras ondas atingiram o litoral da região de Los Lagos, no Chile, durante a manhã, informou a Agência Nacional de Emergência do Chile, que assegurou não haver relatos imediatos de mortes ou ferimentos. O responsável pela agência, Ricardo Toro, pediu aos moradores de Los Lagos que abandonassem as praias e se dirigissem para zonas seguras.

A profundidade do terremoto foi de cerca de 15 km, suficiente para destruir várias infraestruturas, sobretudo, estradas. A agência Reuters refere que o terremoto foi sentido no sudoeste da cidade argentina de Bariloche e lembra que o país tem um longo historial de terremotos, incluindo um de 8.8, em 2010, que também provocou um tsunami e devastou cidades costeiras.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.