[weglot_switcher]

Siza Vieira: “É dever do Estado apoiar crescimento da produtividade do nosso tecido empresarial”

O Millennium bcp assinou esta quarta-feira com a Instituição Financeira de Desenvolvimento (IFD), conhecida como banco de fomento, o contrato de empréstimo de 60 milhões de euros referentes à Linha Capitalizar MidCaps, proveniente do Banco Europeu de Investimento (BEI), numa cerimónia no Ministério da Economia, em Lisboa.
16 Janeiro 2019, 17h59

“Este contrato é uma peça de uma estrutura muito mais vasta. neste momento a economia portuguesa está focada no crescimento da sua produtividade, da sua competitividade  internacional e é dever do Estado e das políticas públicas apoiarem esse crescimento da produtividade do nosso tecido empresarial. É por isso que temos procurado incentivado e apoiar aquelas que são as principais alavancas da produtividade empresarial. Em primeiro lugar a qualificação dos nosso recurso humanos e em segundo lugar a capacidade de inovação das nossas empresas”, disse hoje o Ministro Adjunto e da Economia na cerimónia de assinatura do contrato de empréstimo de 60 milhões de euros referentes à Linha Capitalizar MidCaps, que passará a estar disponível aos balcões do BCP.

Pedro Siza Vieira, sublinha que, “com estas linhas do BEI, as nossas empresas vão ter acesso a recursos financeiros estáveis de médio e longo prazo para financiar adequadamente os seus projetos de investimento em inovação e crescimento. Por outro lado, teremos também uma gama de instrumentos financeiros não só para as PME, mas também para as empresas com mais de 250 trabalhadores, em particular as small midcaps (entre 250 e 500 trabalhadores).”

O ministro reconheceu a dificuldade das empresas desta dimensão terem a acesso a financiamento a longo prazo, a preços competitivos.

As MidCaps que vão ser beneficiadas com esta linha de crédito são  empresas que têm entre 250 e 3.000 trabalhadores.

Já Henrique Cruz, presidente executivo da IFD, explicou que “esta linha dá resposta a uma das falhas de mercado que identificámos – a dificuldade de acesso a financiamento de longo prazo”.

Através desta linha, as empresas poderão obter financiamento com uma maturidade média longa, podendo ir até 12 anos e 4 anos de carência de capital junto da banca. Esta linha permitirá também complementar o novo instrumento híbrido do sistema de incentivos à inovação do Portugal 2020, no que se refere ao financiamento de projetos promovidos por MidCaps.

O Millennium bcp assinou esta quarta-feira com a Instituição Financeira de Desenvolvimento (IFD), conhecida como banco de fomento, o contrato de empréstimo de 60 milhões de euros referentes à Linha Capitalizar MidCaps, proveniente do Banco Europeu de Investimento (BEI), numa cerimónia no Ministério da Economia, em Lisboa.

Esta linha de crédito “será utilizada para apoiar projetos que reforcem a capacidade empreendedora das PME e MidCaps nos setores da indústria transformadora, turismo, agricultura, comércio e serviços, e que tenham particular apetência para projetos em investimento produtivo e de desenvolvimento do negócio, nas áreas da inovação e da internacionalização”.

O CEO do BCP, Miguel Maya, anunciou no seu discurso que o apoio a PME e Midcaps é prioritário para a nova estratégia do Millennium BCP. “É pedra basilar do crescimento do BCP”.

“Esta é mais uma medida que permite prosseguir uma inequívoca prioridade estratégica do Banco: o financiamento de PME e MidCaps que tenham modelos de negócio rentáveis e sustentáveis. Com esta nova linha dispomos de um instrumento adicional para financiarmos adequadamente projetos dos nossos clientes empreendedores que exijam prazos de retorno mais alargados”, disse.

O BCP “tem uma grande proximidade ao tecido empresarial”, apontou Miguel Maya que diz que “temos aqui uma vantagem competitiva”.

O banco que considera prioritária a atividade doméstica, diz ter terminado a fase de reestruturação e por isso encontra-se mais forte.

Miguel Maya concluiu com um apelo ao ministro da Economia. “Pode contar com o BCP para fazer chegar todo este apoio à economia portuguesa de uma forma rápida e acertada. Conte connosco”.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.