O SL Benfica vai investir entre 200 e 300 milhões de euros na modernização do Estádio da Luz e das áreas envolventes, avança esta terça-feira o “Diário de Notícias“. O projeto é apresentado hoje pelas 18h00, e inclui um pavilhão multiusos para 10 mil pessoas, dois pavilhões que podem ser adaptáveis a várias modalidades, uma nova piscina comunitária, espaço para eventos, e um novo espaço para convívio.
🏟️ O 𝗕𝗲𝗻𝗳𝗶𝗰𝗮 𝗗𝗶𝘀𝘁𝗿𝗶𝗰𝘁 é um projeto que irá transformar e valorizar a Catedral e toda a sua envolvente, elevando a experiência benfiquista a um novo patamar e reforçando a afirmação do Clube a nível nacional e internacional. 🔗 https://t.co/7m9NbU8xye pic.twitter.com/WR7ugaugBu
— SL Benfica (@SLBenfica) July 22, 2025
O projeto chama-se Benfica District e inclui: “Um pavilhão multiusos com capacidade para 10 mil pessoas, capaz de acolher concertos, eventos culturais, eSports e grandes eventos desportivos das mais diversas modalidades de pavilhão; Dois pavilhões desportivos cobertos de última geração, com capacidade para 2500 e 1500 lugares, respetivamente, adaptáveis para basquetebol, voleibol, andebol, hóquei em patins, futsal, boxe e muito mais, que substituirão os atuais pavilhões e piscina; Uma nova piscina comunitária (25×25 m) com comodidades modernas, oferecendo um recurso recreativo para adeptos e residentes; Um novo teatro e espaço para eventos, com capacidade para 500 pessoas; Um campo de futebol ao ar livre no terraço e uma pista de corrida, criando ambientes imersivos de treino e fitness no coração de Lisboa; Instalações comerciais, hoteleiras e residenciais”, refere a página oficial do clube.
Além disso, vai existir um novo espaço de convívio que pode ser utilizado antes e depois dos jogos, refere o clube lisboeta, “sob a forma de uma praça para sócios e adeptos com 100 m x 40 m em frente à fachada principal do estádio, inspirada nas famosas praças cívicas de Lisboa, como a Praça do Rossio”.
O espaço terá capacidade para mais de 10 mil sócios e adeptos, a praça contará com uma cabine de DJ e um espaço para eventos, e estará rodeada por estabelecimentos de restauração, lojas e restaurantes com esplanada, descreve o Sports Lisboa e Benfica.
“Os sócios e os adeptos também beneficiarão de uma série de melhorias em todo o campus, incluindo esplanadas, ecrãs gigantes e pontes de ligação melhoradas para facilitar a circulação e a acessibilidade. A estátua de Eusébio, um ícone do Clube, será cuidadosamente transferida para a entrada principal da praça, em destaque contra o pano de fundo da fachada do estádio, para receber os sócios e adeptos à medida que chegam”, adianta o clube.
O Estádio da Luz vai também ser modernizado. Isto inclui: “Uma nova fachada […] que modera a luz e o calor para proporcionar sombra aos átrios e melhorar o conforto dos sócios e adeptos, preservando, ao mesmo tempo, as icónicas vigas curvas do telhado”, descreve o clube.
A fachada possui iluminação LED integrada que vai permitir que o estádio se “adapte facilmente a uma ampla variedade de eventos, desde jogos de futebol a concertos”.
Será adicionado um novo quarto nível à infraestrutura, fora da arquibancada, proporcionando 6800 m² de espaço de uso misto que “inclui a possibilidade de escritórios, uma oferta de hospitalidade premium com maior capacidade e instalações comerciais. Esta extensão faz parte de uma estratégia mais ampla para ativar o estádio para além dos dias de jogo e integrá-lo mais profundamente na vida urbana de Lisboa”, salienta o clube.
“Uma ambição que vem ao encontro das sucessivas melhorias de que o Estádio do Sport Lisboa e Benfica tem sido objeto ao longo deste mandato. A primeira fase do aumento da lotação para os 70 mil já foi concluída, passando a Catedral a contar agora com 68.100 lugares e reforçando o seu estatuto de maior e mais imponente recinto do país”, diz o Benfica.
O clube refere que este projeto de modernização, que foi liderado pela Populous em colaboração com a Saraiva + Associados, tendo como diretor e arquitecto do projeto, Tom Jones, visa “responder às necessidades de modernização e de valorização do património do clube, às exigências desportivas das diversas modalidades, à ambição de gerar uma renovada dinâmica da vivência do universo do clube e ao posicionamento do Sport Lisboa e Benfica como referência global, conjugando a identidade, a história, as conquistas e os caminhos de futuro” para a instituição.
O presidente do SL Benfica, Rui Costa, disse no site oficial do clube, que este é um projeto “ambicioso e estratégico”, a pensar nos sócios, nos adeptos e no clube, que se pretende “começar a concretizar de imediato, para criar melhores condições no estádio, para as modalidades, para projetar o Benfica ainda mais no país e no mundo como a grande referência desportiva de Portugal e a tempo de estar concluído para as grandes competições internacionais” que o país vai acolher.
“É um projeto à Benfica, que gera melhores condições para a competição, para experienciar o clube e para acolher quem quer viver o que é ser parte da Chama Imensa, do maior de Portugal. É uma aposta para nos fazer mais fortes, mais valiosos e ainda mais liderantes”, acrescentou Rui Costa.
“Este plano diretor é um exemplo de como empreendimentos de uso misto, ancorados em locais únicos, podem revitalizar todo um território e assumir-se como referência cultural e comunitária. O Estádio da Luz não será apenas a casa da orgulhosa história do Benfica, mas um catalisador para o seu futuro, vibrante e liderante pelas experiências que acolhe e proporciona aos sócios, aos adeptos e aos visitantes do Benfica District, portugueses e estrangeiros”, disse o diretor sénior e arquiteto do projeto, Tom Jones.
Já o diretor da Populous, que lidera as operações da empresa em Portugal, Jorge Betancor, salientou que o Estádio da Luz é um dos estádios “mais emblemáticos do mundo e o lar das legiões de adeptos apaixonados” do Benfica.
“Este projeto emocionante irá modernizar o estádio e a área circundante, introduzindo novas comodidades em todo o plano diretor, que incluem uma nova arena multiusos, pavilhões desportivos e uma praça para os adeptos, beneficiando tanto os adeptos nos dias de jogo como a comunidade durante todo o ano. Irá proporcionar uma nova experiência aos adeptos e ajudar o Clube a aumentar as receitas, estabelecendo uma nova referência na Europa, à medida que Portugal se prepara para o Campeonato do Mundo de 2030”, referiu Jorge Betancor.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com