[weglot_switcher]

SMS com dívidas em nome do SNS 24? Atenção, é fraude

Serviços Partilhados do Ministério da Saúde lembram que os serviços do SNS 24 é gratuito. Mensagens fraudulentas indicam supostas dívidas e pedem o seu pagamento no prazo de cinco dias.
7 Maio 2025, 15h21

O Ministério da Saúde alerta esta quarta-feira que estão a circular mensagens fraudulentas, em nome do SNS 24, a solicitar o pagamento de supostas dívidas. De acordo com um comunicado dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), nessas SMS é fornecida uma referência multibanco para realizar o pagamento no prazo de cinco dias.

“Trata-se de um esquema de mensagens falsas por SMS (conhecido como smishing), no qual é usado o nome de entidades credíveis, como o SNS 24. Neste caso, pretende-se induzir os destinatários a fazer pagamentos indevidos”, refere o SPMS, pendindo a quem receba uma mensagem deste género que não faça qualquer pagamento. “Não responda e elimine a mensagem”, pede-se ainda.

Os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde informam que estão a ser efetuadas diligências junto das entidades competentes e recorda os serviços do SNS 24, assim como a linha telefónica (808 24 24 24) são gratuitos.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.