Só 8% dos gases nocivos vindos de frigoríficos são tratados (90% vai para a atmosfera)

Os dados, recolhidos pela Agência Portuguesa do Ambiente e divulgados este sábado pela associação ambientalista Zero, mostram que apenas 27 toneladas de gases de refrigeração –das 322 toneladas que estão nos equipamentos de frio – tiveram tratamento.

Apenas 8,4% dos gases de refrigeração em Portugal, com efeitos nocivos para a camada do ozono, foram recolhidos e tratados em 2017. Os dados, recolhidos pela Agência Portuguesa do Ambiente e divulgados este sábado pela associação ambientalista Zero, mostram que mais de 90% dos gases que vêm dos frigoríficos, arcas congeladoras ou ares condicionados são libertados para a atmosfera.

Das 322 toneladas de gases de refrigeração, só 27 toneladas tiveram tratamento adequado. Segundo os ambientalistas, “Portugal continua a falhar completamente na recolha e tratamento dos gases nocivos presentes nos resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos”. Em comunicado, a Zero lembra que já tinha alertado, por exemplo, para a “baixa taxa de recolha destes equipamentos, que na sua maioria continuam a ser encaminhados para empresas de sucata, que não estão preparadas para recolher os gases de refrigeração”.

Assinala-se este domingo, 16 de setembro, o Dia Mundial para a Preservação da Camada de Ozono e o 13º aniversário do Protocolo de Montreal, para eliminar a utilização e envio para a atmosfera de gases nocivos para a camada de ozono e de gases refrigerantes com um elevado potencial de aquecimento climático.

Quantidade de gases de refrigeração existentes em equipamentos de frio

Média de equipamentos de refrigeração colocados no mercado de 2014 a 2016 (toneladas) (*)Média dos gases de refrigeração existentes nos equipamentos colocados no mercado de 2014 a 2016 (toneladas) (**)
Frigoríficos, congeladores e outros equipamentos de refrigeração de alimentos 

 

25 062

 

 

125

Aparelhos de ar condicionado 

8 207

 

197

Total33 269322

(*) – Fonte: ANREEE

(**) – Calculado de acordo com as licenças para as entidades gestoras de REEE que consideram que os aparelhos de ar condicionado possuem 2,4% de gases de refrigeração em peso e que os restantes equipamentos de refrigeração possuem 0,5% de gases de refrigeração em peso.

Ler mais
Recomendadas

Bruxelas atribui prémio a projeto português de descarbonização

O projeto, ‘Living Lab Matosinhos’, que decorrerá por mais dois anos, pressupõe um investimento de um milhão de euros e envolve 18 parceiros, desde empresas e centros de conhecimento a operadores de mobilidade e associações locais.

Greenpeace pede à China medidas para combater degelo

A associação ambientalista pediu esta terça-feira ao governo chinês que avance com políticas de avaliação e prevenção do rápido degelo dos glaciares na região, alertando para as graves consequências deste fenómeno.

Fundo Ambiental apoia investimentos na descarbonização da logística

O ministro do Ambiente e da Transição Energética, João Pedro Matos Fernandes, vai presidir amanhã, dia 20 de novembro, à cerimónia de assinatura dos contratos.
Comentários