No seu primeiro jogo como treinador dos míticos Boston Celtics, Doc Rivers (que esteve no comando técnico entre 2004 e 2013), foi aconselhado por um dos seus jogadores a não olhar para o teto da arena, onde por norma estão os números dos jogadores que se retiram pelo emblema e as bandeiras com os títulos conquistados.
Com 18 títulos da NBA, os Boston Celtics são a equipa mais titulada da liga de basquetebol norte-americana e a casa de alguns dos melhores atletas da modalidade nos EUA como Larry Bird, Bill Russell, Bob Cousy e Kevin Garnett, entre tantos outros. Hoje, os Boston Celtics têm no seu plantel o poste português Neemias Queta.
Um dos segredos do sucesso dos Celtics tem sido a sua liderança e na arena, ainda se faz sentir o peso do lendário Red Auerbach, o treinador que anda detém o recorde de oito títulos consecutivos e mais tarde diretor-geral da equipa de Boston.
Agora, os tempos mudaram mas os Boston Celtics querem continuar a dominar a NBA. A equipa da conferência Este mudou de mãos e será agora liderada por William Chisholm, um gestor que terá o apoio do fundo de capital privado Sixth Street, que investiu um valor absolutamente recorde: 6,1 mil milhões de dólares (cerca de 5,65 mil milhões de euros). É a maior venda alguma vez registada no desporto norte-americana e bate a transação de que foi alvo a equipa dos Washington Commanders da NFL, emblema que em 2023 foi vendido por 6,05 mil milhões de dólares (cerca de 5,5 mil milhões de eruos).
Irving e Wyc Grousbeck, antigos proprietários de uma das mais dominantes marcas da NBA, colocaram a equipa à venda em julho do ano passado após a conquista de mais um título da NBA em 2024. No comunicado podia ler-se que “Após uma considerável reflexão e discussão interna, a família que controla o grupo proprietário decidiu vender a equipa devido a questões de planificação familiar e patrimonial”.
A Sixth Street comprometeu-se a investir mais de mil milhões de dólares nesta operação como acionista, e permitiu a entrada de outros protagonistas na operação como a Arctor Partners e Blue Owl como empresas de capital privado com investimentos noutras equipas da NBA.
Aqueles que foram até pouco tempo dos donos dos Boston Celtics adquiriram a equipa em 2002 por 360 milhões de dólares e a mudança de mãos da equipa com mais triunfos na história da NBA junta-se a uma considerável lista de vendas na NBA. Recorde-se que em junho do ano passado, o melhor jogador de sempre da história do jogo, Michael Jordan, vendeu a participação maioritária que tinha nos Charlotte Hortnets por três mil milhões de dólares. Minnesota, Dallas, Chicago juntam-se às equipas de Phoenix que foram vendidas em fevereiro por quatro mil milhões de dólares.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com