[weglot_switcher]

Sobretaxa na bagagem de mão: Portal da Queixa registou centenas de reclamações

O número de queixas apresentadas aumentou 72% no primeiro semestre, em comparação com os registos do mesmo período do ano passado. Agora, as companhias aéreas na UE não vão poder cobrar caso as malas não excedam as dimensões definidas pela UE.
11 Julho 2025, 14h40

As novas regras sobre o transporte de bagagem de mão, determinadas pela União Europeia (UE), vieram esclarecer que o mesmo não pode estar sujeito a uma sobretaxa caso os limites agora definidos não sejam excedidos. Ora, no passado recente, o Portal da Queixa, recebeu centenas de reclamações neste âmbito, em 2025.

Em comunicado, faz-se saber que, no primeiro semestre, a cobrança por excesso de bagagem de mão resultou num aumento homólogo de 72% das queixas. A variação foi particularmente acentuada entre fevereiro e março, quando foram registados os números mais elevados.

Entre janeiro de 2024 e junho de 2025, o maior volume de reclamações foi dirigido à Ryanair (29,85%), seguido pela EasyJet (21,64%). A TAP (8,21%) surge na terceira posição.

As novas regras determinam que as dimensões da bagagem de mão não deve exceder as dimensões de 40×30×15 cm, anunciou a associação europeia de companhias de aviação Airlines for Europe (A4E). Caso cumpram, os passageiros não terão que pagar qualquer taxa adicional.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.