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“Somatório da Wells, Druni e Arenal torna-nos líderes no mercado ibérico nas áreas da beleza e bem-estar”

“A Wells vai inaugurar esta terça-feira dia 3 de junho a Wells Garrett, Home of Beauty, que dizem ser a maior loja de beleza e bem-estar do país, na Rua Garrett, no Chiado. A este propósito o jornal entrevistou Margarida Oliveira, Diretora-Geral da Wells Beleza e Saúde, que diz a marca encontra-se hoje num momento de transformação e reposicionamento estratégico no mercado.
Margarida Oliveira, diretora-geral da Wells
2 Junho 2025, 15h12

Em 2024, a Sonae MC alcançou a liderança no retalho especializado de saúde, beleza e bem-estar na Península Ibérica, após a parceria com a família fundadora da Druni. Esta área, que representa hoje mais de 20% do volume de negócios da MC com as insígnias Wells, Druni e Arenal, é considerado um pilar estratégico e via de crescimento do grupo liderado por Cláudia Azevedo.

Isto porque a MC, anteriormente conhecida como Sonae MC, que é dona da marca Wells, em 2024 juntou-se aos acionistas fundadores da Druni e passaram a controlar em joint-venture a Arenal Perfumarias, retalhistas de perfumaria, cosmética e parafarmácia em Espanha, com vista à criação de um operador líder no segmento de saúde, bem-estar e beleza.

Neste contexto, a Wells vai inaugurar esta terça-feira dia 3 de junho a Wells Garrett, Home of Beauty, que dizem ser a maior loja de beleza e bem-estar do país, na Rua Garrett, no Chiado. A este propósito o jornal entrevistou Margarida Oliveira, Diretora-Geral da Wells Beleza e Saúde, que diz a marca encontra-se hoje num momento de transformação e reposicionamento estratégico no mercado.

Depois da aquisição da Arenal em Espanha, em Portugal é a Wells que é suposto ser um operador integrado no segmento de saúde, bem-estar e beleza?

A Wells é hoje a marca líder no segmento da saúde, bem-estar e beleza em Portugal e esse percurso é resultado de uma evolução notável ao longo dos anos. Nascemos em 2005 como uma parafarmácia dentro dos hipermercados Continente, próxima das pessoas e com o objetivo de ampliar, de democratizar o acesso à saúde. Temos crescido de forma sustentada e o nosso propósito permanece inalterado: todos têm direito a sentir-se bem. Nos últimos anos, esta missão levou-nos a transformar o nosso modelo de negócio.

Em 2021, essa evolução começou a concretizar-se: passámos de um conceito centrado na parafarmácia e ótica para um universo mais abrangente de beleza e bem-estar. Esta evolução vem da forte convicção que temos de que o bem-estar engloba várias dimensões desde a nutrição, ao exercício, à gestão do stress, do sono, autoestima, emoções, e que por isso também a nossa oferta tinha de evoluir nesse sentido. Hoje, as nossas lojas juntam, num único espaço, uma oferta alargada de perfumaria, cosmética e dermocosmética, gamas profissionais, saúde e bem-estar, com uma forte aposta em serviços especializados de ótica, audiologia, saúde e estética, Tudo isto com um atendimento próximo e especializado, que procura oferecer o melhor em saúde, beleza e bem-estar. Além disso, relançámos o Wells.pt, que é hoje o líder digital neste segmento em Portugal.

As nossas lojas estão a evoluir progressivamente para um novo conceito de Beauty, nas quais a experiência do cliente é central. Não se trata apenas de vender produtos: estamos a criar experiências que integram todas as dimensões do autocuidado. Esta evolução reflete a nossa ambição de sermos o operador português de referência em saúde, beleza e bem-estar, mas também o nosso compromisso de democratizar o acesso à beleza e ao bem-estar.

A Wells prepara-se para inaugurar a 3 de junho a Wells Garrett, Home of Beauty, que dizem ser a maior loja de beleza e bem-estar do país, na Rua Garrett, no Chiado, em Lisboa. Qual foi o investimento nesta loja? É a primeira de várias?

A Wells Garrett, no Chiado, é um marco simbólico desta transformação: uma flagship store que traduz a visão de beleza e bem-estar da Wells, num espaço onde o autocuidado é celebrado em todas as suas dimensões. A ideia de que todos têm o direito a sentir-se bem é o que nos move enquanto marca, e a abertura da Wells Garrett, no Chiado, é a materialização deste conceito integrado, e representa, por isso, um momento chave na estratégia da marca.

A Wells Garrett, no Chiado, com seus 1.500m², representa um investimento superior a 2 milhões de euros, e gerou mais 30 novos postos de trabalho. Esta é a 30.ª loja Wells que integra o novo conceito de Beauty da marca, mas a primeira com esta dimensão e impacto. Além de estar numa localização de excelência em Lisboa, como é a Rua Garrett, a nova loja está inserida num edifício onde a herança arquitetónica é enaltecida por uma recuperação que respeita as características originais, conciliando modernidade e história. É neste contexto que surge a Wells Garrett, que eleva ainda mais o nível de experiência e oferta integrada que proporcionamos aos nossos clientes no segmento da saúde, bem-estar e beleza. O nosso objetivo é que se torne a loja número um da Wells, “o” destino para todos os clientes que procuram a melhor experiência, os melhores produtos e os melhores preços neste segmento e que funcione como um local de inspiração e referência para futuras evoluções da nossa rede nacional.

Qual o volume de negócio atual da Wells e quais são a metas?

A MC atingiu, em 2024, um volume de negócios consolidado recorde de 7,6 mil milhões de euros em 2024, representando um crescimento de 15%, o que demonstra o sucesso da estratégia global do grupo, do qual a Wells é parte importante no segmento de saúde, beleza e bem-estar. Este segmento apresentou um crescimento de dois dígitos em todas as insígnias, impulsionado por fortes tendências favoráveis do mercado de beleza e pelo reforço da proposta de valor da MC nas diferentes categorias. Numa base comparável (excluindo a contribuição da Druni), o volume de negócios de saúde, beleza e bem-estar cresceu 10% em termos homólogos. A expansão da presença da Wells e Arenal, aliada à parceria com a Druni, levou a rede de lojas de saúde, beleza e bem-estar a mais do que duplicar durante o ano, atingindo 797 lojas próprias no final de 2024. A ambição da Wells, que conta com mais de 300 lojas e mais de 2600 colaboradores em todo o país, é continuar a crescer muito acima de mercado.

A certa altura a Wells tinha também centros de estética. Ainda estão nesse negócio?

Os Centros de Estética Wells representam uma parte importante do nosso posicionamento no mercado e reforçam a nossa oferta única de beleza e bem-estar, com tratamentos para corpo e rosto realizados por uma equipa altamente especializada.
Na Wells Garrett, estes serviços assumem um papel ainda mais central. Nesta nova flagship store, a oferta de serviços é essencial na construção da experiência da loja e na forma como convidamos cada cliente a cuidar de si. Além dos serviços de saúde otimizados, como na ótica e audiologia, com tecnologia SL650+, estamos a lançar pela primeira vez experiências inovadoras em beleza e bem-estar. Destacam-se o head spa e parcerias para serviços express de makeup e skin gym, propostas acessíveis e descomplicadas para todos. O espaço foi pensado, desde o início, como um verdadeiro destino de autocuidado, onde os serviços complementam e elevam a experiência de quem nos visita.

Cada elemento foi concebido para democratizar o acesso ao autocuidado, tornando-o uma possibilidade real e próxima para todos. É esse o nosso compromisso: criar espaços e experiências onde cada pessoa se sinta bem-vinda, cuidada e valorizada.

A Wells já não é apenas uma parafarmácia. O que é então? Qual a estratégia?

A Wells nasceu em 2005 como uma parafarmácia com um propósito muito claro: facilitar o acesso à saúde e ao bem-estar, de forma próxima, simples e mais acessível para todos. Esse propósito mantém-se até hoje, mas a forma como o concretizamos evoluiu profundamente. Deixámos de ser apenas uma parafarmácia para nos tornarmos um retalhista especializado, com uma proposta de valor que integra diferentes áreas da saúde, beleza e bem-estar num só espaço: perfumaria, cosmética e maquilhagem, serviços especializados de estética e beleza, dermocosmética, suplementos, e ótica e audiologia.

Esta evolução reflete não só a ambição da marca de se posicionar como referência no setor, como também o nosso compromisso com a democratização do bem-estar. Acreditamos que todos têm o direito de sentir-se bem, e é com base nessa convicção que desenhamos a nossa proposta de valor.

A nossa estratégia parte desta visão, de tornar a beleza acessível, simples, experimental e profundamente ligada ao bem-estar. Primeiro, a expansão do nosso portefólio de produtos e marcas, nas quais se incluem premium e algumas exclusivas no mercado português; segundo, o desenvolvimento de serviços especializados e personalizados em todas as áreas de atuação; terceiro, a aposta numa estratégia omnicanal que integra as lojas físicas e o e-commerce; e quarto, a criação de espaços físicos que proporcionem experiências memoráveis aos clientes.

A Wells é hoje uma marca que acompanha os clientes nas suas rotinas de saúde e beleza, com proximidade, inovação e confiança. Continuamos a crescer com os olhos postos no futuro, mas sempre fiéis ao que nos trouxe até aqui: a missão de fazer com que cada pessoa se sinta bem, com acesso a soluções de qualidade e a uma experiência pensada para si.

É de referir ainda que, com 70% dos clientes e 90% dos colaboradores a serem do sexo feminino, a Wells tem um compromisso natural com o bem-estar da mulher. A marca pretende ser uma aliada, ao oferecer produtos, serviços, informação e sensibilização para todas as fases da vida.

Quais são os planos de crescimento e se estes têm por base as tendências do setor onde a Wells se insere?

Estamos a implementar uma expansão física ambiciosa, com o objetivo de abrir 10 novas lojas por ano. Paralelamente, estamos a transformar as lojas existentes integrando o novo conceito de Beauty – a loja do Chiado será a 30ª com este conceito – que proporcionam uma experiência cada vez mais completa a um número crescente de consumidores. Não podemos esquecer a importância do canal digital. O nosso site wells.pt tem um papel absolutamente estratégico no nosso crescimento. Mais do que uma loja online, é uma plataforma integrada que complementa a experiência física e que nos permite alcançar consumidores em todo o país. A Wells Garrett, no Chiado, representa esta visão de crescimento. Com um investimento superior a 2 milhões de euros, esta flagship store irá servir como laboratório para conceitos que, esperamos nós, depois se desdobrem nas restantes lojas e no nosso site.

Para criar um espaço inovador como a Wells Garrett, estamos sempre à procura de inspiração, não só em lojas de beleza, saúde e bem-estar, como também em espaços experienciais, modernos e inovadores noutros setores. Trabalhamos com equipas diversas, nacionais e internacionais, para criar um ambiente para todos. Esta flagship store posiciona-se como uma resposta clara à evolução das dinâmicas de consumo e à procura crescente por experiências diferenciadoras no segmento do bem-estar.

Esta evolução reflete o nosso posicionamento como o player mais bem preparado na área da beleza e bem-estar, acompanhando as tendências e necessidades do mercado atual. A nossa visão de beleza é distintiva: queremos torná-la fácil, acessível e experimental, sempre apresentando as últimas tendências em todos os eixos de bem-estar. Isso concretiza-se através de uma gama crescente de serviços especializados, como sessões de maquilhagem profissional, tratamentos e outras experiências que complementam a nossa oferta de produtos, proporcionando um conceito verdadeiramente integrado de autocuidado em todas as dimensões da saúde e da beleza.

Como é se conjuga a estratégia da Wells com a parceria igualitária em Espanha na Arenal Perfumarias, cuja combinação dos negócios da Druni e da Arenal Perfumarias serviu para a criação de um operador líder no segmento de saúde, bem-estar e beleza em Espanha, com mais de 470 lojas e um volume de negócios superior a mil milhões de euros?

O somatório dos negócios da Wells, Druni e Arenal torna-nos líderes no mercado ibérico de retalho nas áreas da beleza e bem-estar. Esta parceria reforça a experiência, escala e capacidade de inovação de todas as insígnias envolvidas, e complementa o trabalho que temos vindo a desenvolver em Portugal.
Além da forte aposta no mercado ibérico, o grupo MC continua a trabalhar numa estratégia de internacionalização mais ampla, com o objetivo de levar a sua visão integrada de saúde, beleza e bem-estar a novos mercados num futuro próximo.

 

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