A SRS Advogados comemorou esta quarta-feira o seu 25º aniversário, num cocktail que contou com as presenças de cerca de 600 clientes e parceiros. Em declarações ao Jornal Económico, o managing partner Pedro Rebelo de Sousa fez um balanço positivo do primeiro quarto de século da vida da sociedade de advogados e avançou alguns objetivos para o próximo.
“Institucionalmente, a nossa actuação tem tentado ser portadora da mensagem que caracteriza a missão que nos guiou nestes 25 anos de percurso – independência e excelência. Assim se pautou a nossa actuação como um credo que bem se identificou com os princípios que devem caracterizar a nossa actividade de profissionais liberais. Independentes de quaisquer interesses políticos, económicos, financeiros ou outros”, disse Pedro Rebelo de Sousa, que hoje lidera um escritório com cerca de 120 advogados.
A SRS foi criada em 1992, no âmbito de uma associação com a firma londrina Simmons & Simmons, a espanhola J&A Garrigues e a brasileira Pinheiro Neto. Operando sob a forma de um Agrupamento Europeu de Interesse Económico, a sociedade liderada por Pedro Rebelo de Sousa denominava-se Grupo Legal Português e os seus membros pertenciam a uma rede chamada “Club de Abogados”, com presença em todos os principais países europeus e da América Latina. “Nascia assim o primeiro escritório internacional em Portugal”, refere o site oficial da SRS.
Depois de alguns anos em que a ligação à Simmons se estreitou e Pedro Rebelo de Sousa chegou a ser membro do board da sociedade, a ligação entre as duas firmas voltou a ser de associação, em 2009. No ano seguinte, o escritório de Rebelo de Sousa encontrou um novo parceiro, a Soares Machado & Associados, liderada por José Carlos Soares Machado, com quem se fundiu. Esta fusão com uma firma que tinha notoriedade em áreas como a resolução de litígios e arbitragem, deu um impulso significativo a estas áreas.
Já em 2014, foi lançada a SRS Global, uma rede de presenças e parcerias internacionais. Em Luanda, o parceiro é o escritório de Luís Martinho Lunga, que tem especial foco nas áreas de comercial, societário, laboral, M&A e contencioso.
Por sua vez, em Moçambique, a SRS Advogados tem uma parceria com a sociedade Bhikha & Popat Advogados, com particular enfoque nas áreas de financeiro, societário, comercial, M&A, contencioso, projectos e fiscal.
Em Macau, a parceria é com a Manuela António – Advogados e Notários.
Artigo publicado na edição digital do Jornal Económico. Assine aqui para ter acesso aos nossos conteúdos em primeira mão.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com