Sonangol está a concluir plano estratégico que passa por vender participação no BCP

A Sonangol tem ações em bancos a operar em Angola: no BAI 8,5%; no BFA 13%, através da Unitel; no Caixa Angola 25%; no Banco Económico 31,5% e em Portugal no BCP 19,5%.

A revelação é do jornal angolano Expansão e dá conta que a Sonangol tem quase finalizada a estratégia para alienar as participações que detém em bancos angolanos e no português BCP. O jornal cita fontes da petrolífera,

Esta informação contraria as declarações do Presidente de Angola em novembro de 2018, altura em que João Lourenço deu a entender que não é intenção da petrolífera estatal Sonangol sair da estrutura acionista do banco português Millennium BCP.

Segundo o jornal Expansão a estratégia de sair do setor financeiro “não é uma tarefa simples pois a estratégia de saída da Sonangol das sua participadas do setor financeiro em Angola e Portugal por via de parcerias com investidores privados foi construída e deverá ser operacionalizada à margem do programa de privatizações”.

A Sonangol tem ações em bancos a operar em Angola: no BAI 8,5%; no BFA 13%, através da Unitel; no Caixa Angola 25%; no Banco Económico 31,5% e em Portugal no BCP 19,5%.

O BFA é detido em 49% pelo português BPI e o Banco Caixa Angola (BCGA) é detido em 21% pela portuguesa CGD. No Banco Económico o Novo Banco tem 9,72%.

Diz o Expansão que a Sonangol está a preparar-se para negociar esta saída da banca angolana e que o Estado prefere vender as ações no mercado de capitais por permitir uma maior transparência. Mas que essa decisão será tomada em consenso com os outros acionistas. No caso do BCP seria altamente inviável vender 19,5% na bolsa.

O Económico tentou contactar o BCP sem sucesso.

Ler mais
Relacionadas

Angola produz 1,5 milhões de barris diários de petróleo mas há falta de combustível nas bombas. João Lourenço demite líder da Sonangol

O Presidente da República angolano demitiu o líder da petrolífera estatal angolana numa altura em que o país sofre com falta de combustível nas bombas. Angola produz 1,5 milhões de barris de petróleo por dia. O país tem uma única refinaria, importando 80% do combustível que consome.
Recomendadas

Chairman e CEO do Abanca em Lisboa para se reunirem com EuroBic

A delegação do Abanca Corporación Bancaria foi liderada pelo chairman, Juan Carlos Escotet, e pelo CEO, Francisco Botas, e foi vista a entrar na sede do banco que Isabel dos Santos tem à venda nesta segunda-feira.

Estudo Basef Seguros escolhe Fidelidade

O Basef Seguros – Barómetro de Serviços Financeiros é um estudo de referência realizado há mais de 20 anos pela Marktest, que dá a conhecer o comportamento da população portuguesa em relação ao setor segurador.

Quatro sindicatos do setor financeiro juntam-se para criar o “Mais Sindicato”

De acordo com os estatutos, serão agendadas, num prazo de seis meses, eleições para os órgãos diretivos da futura estrutura sindical – Mais Sindicato.
Comentários