[weglot_switcher]

Sondagem da Católica dá vitória ao PSD na Madeira mas perde maioria absoluta

Perante estes resultados, a composição da Assembleia Legislativa da Madeira, composta por 47 deputados, o PSD poderá eleger entre 19 a 23 deputados, seguindo-se o PS que poderá dar assento parlamentar entre 14 a 18 deputados.
  • Cristina Bernardo
17 Setembro 2019, 20h23

O PSD deverá vencer as eleições regionais na Região Autónoma da Madeira com 38% dos votos, perdendo assim a maioria, enquanto o PS sobe para 29%, de acordo com a sondagem realizada pela Universidade Católica para a RTP.

A confirmarem-se estes resultados, inicia-se um novo capítulo na história política da Madeira uma vez que, nos últimos 43 anos, os sociais democratas ganharam sempre com maioria absoluta.

Em declarações à RTP, Miguel Albuquerque, questionado sobre a possibilidade perder a maioria absoluta disse que “ainda há 19% de indecisos” e que por isso é preciso “continuar a trabalhar até ao último dia”.

Sobre uma espécie de geringonça de esquerda, o presidente do governo regional da Madeira disse que seria “uma regressão económica e social da região”.

O Bloco de Esquerda deverá empatar com o CDS ambos com 5%. O partido JPP (Juntos Pelo Povo) deverá ficar com 4%, metade do que conseguiu nas últimas eleições, enquanto a CDU também baixa, ficando com 3%.

O PAN, o Aliança e o MPT ficarão nos últimos três lugares, com 2%, 1,5% e 1,5%, respectivamente.

Perante estes resultados, a composição da Assembleia Legislativa da Madeira, composta por 47 deputados, o PSD poderá eleger entre 19 a 23 deputados, seguindo-se o PS que poderá dar assento parlamentar entre 14 a 18 deputados.

O BE deverá eleger entre dois a três, o mesmo que o CDS e o JPP. Já a CDU terá entre um e dois deputados, enquanto o PAN deverá eleger apenas um. O Aliança e o MPT poderão arriscar-se a não eleger nenhum deputado sendo que, segundo a sondagem da Católica, só poderão eleger no máximo um deputado.

Segundo a RTP, sobre os possíveis cenários políticos, 37% dos inquiridos querem um governo regional do PSD apoiado por outros partidos, enquanto 22% querem um governo com o apoio apenas do PSD, e 15% querem um governo com o apoio de outros partido, o que deixaria o PSD na oposição.

Mais de um quarto dos inquiridos (26%) não sabe ou não respondeu às questões sobre os cenários políticos para o futuro da Região Autónoma da Madeira.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.