[weglot_switcher]

Sondagem eleições europeias: PS ganha mais um eurodeputado, CDS com dois, Aliança não consegue eleger

PSD, Bloco de Esquerda e PCP mantêm o mesmo número de eurodeputados.
  • Miguel A. Lopes / Lusa
18 Fevereiro 2019, 14h21

O PS deverá voltar a sair vencedor das eleições europeias, segundo uma sondagem divulgada esta segunda-feira pelo parlamento europeu. Os socialistas deverão aumentar a sua percentagem em sete pontos percentuais para 38,%, ganhando mais um eurodeputado para um total de nove. A lista socialista é liderada pelo ex-ministro das Infraestruturas e Planeamento, Pedro Marques.

Na segunda posição surge o PSD com 23,4% das intenções de voto, com os sociais-democratas a manterem os seis eurodeputados, na lista liderada por Paulo Rangel, na sondagem levada a cabo pela Aximage.

Na terceira posição, o PCP obtém 13,4% das intenções de voto, mantendo os seus três deputados.

Depois, o CDS-PP obtém 9,9% nas intenções e ganha mais um eurodeputado para ficar com um total de dois lugares. Nuno Melo volta a ser candidato pelo CDS e poderá ganhar companhia em Bruxelas.

Já o Bloco de Esquerda deverá obter 7,5% dos votos, conseguindo assim manter o seu eurodeputado, atualmente Marisa Matias.

Já o PAN obtém 2,4% das intenções de voto, enquanto o Aliança de Pedro Santana Lopes obtém 1,4%. Nenhum destes partidos consegue eleger eurodeputados.

Já “outros partidos” obtêm um total de 3,5% na intenção de votos, o que significa que tanto José Inácio Faria do Partido da Terra, como António Marinho e Pinto do Partido Democrático Republicano (PDR), podem não ser reeleitos para o parlamento europeu.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.