[weglot_switcher]

Sondagem: Marcelo já é menos popular que Cavaco Silva

Portugueses avaliam Marcelo com a pior nota de sempre. Mais de 24% considera que o Presidente tem atuado “mal”, segundo a sondagem avançada pelo Jornal de Negócios.
18 Fevereiro 2019, 13h30

No espaço de um mês, a avaliação de Marcelo Rebelo de Sousa caiu de 15,9 valores (em 20) para 14,5. Este é o valor mais baixo do seu mandato, e é também a maior quebra mensal em quase três anos como Presidente (1,4 pontos), avança hoje o ‘Jornal de Negócios’. Há menos de um ano, até Maio de 2018, a sua classificação superava os 18 valores.

Com esta avaliação, segundo o mesmo jornal, Marcelo desce para níveis ligeiramente inferiores aos registados pelo seu antecessor, Cavaco Silva. Comparando a avaliação entre os dois presidentes em idêntica fase dos mandatos, conclui-se que os 14,5 atribuídos a Marcelo em Fevereiro de 2019 ficam abaixo da classificação recebida por Cavaco em Fevereiro de 2009.

De acordo com o último barómetro da Aximage, 24,2% dos portugueses consideram que o Presidente tem atuado “mal”, contra 5,5% um ano antes. Nessa altura, 87,3% achavam que atuava “bem”, percentagem que agora desce para 67,1%.

Apoio a António Costa desce para novo mínimo

Segundo a Aximage, também a popularidade do primeiro-ministro atingiu o nível mais baixo de sempre (9,4 valores em 20) e as intenções de voto no PS baixaram para níveis equivalentes aos de há três anos.

Ainda assim, os mesmos dados mostram que o PS continua a ser, de longe, o partido mais votado nas legislativas, com 36,4% das intenções de voto. Já o PSD regista 24,4% nas intenções de voto, o CDS sobe ligeiramente para 9,3%, a CDU passa para 6,3% e o Bloco para 8,9%.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.