Nova sondagem diz que PS vai dominar as autárquicas

Para 59% dos inquiridos, o Partido Socialista vai conquistar mais câmaras municipais do que há quatro anos, onde ganhou 150 das 308 autarquias.

Há quatro anos, das 308 câmaras municipais, o Partido Socialista (PS) conquistou 150. Mas este ano os socialistas vão reforçar a sua presença em mais autarquias, depois das próximas eleições autárquicas, que se realizam a 1 de outubro, em comparação com 2013.

A informação adveio dos 59% dos inquiridos da sondagem da Aximage para o jornal de Jornal de Negócios e o Correio da Manhã. Para 18,6% dos inquiridos, o PS vai estar presente em menos câmaras e, para 10,9%, os socialistas vão manter a presença inalterada.

Analisando esta crença pelo partido político dos participantes desta sondagem, os potenciais eleitores do Bloco de Esquerda (75,7%) e do Partido Comunista (72,8%) são os que estão mais confiantes de que o PS vai aumentar a presença nas câmara municipais, seguidos pelos próprios simpatizantes do PS (71,2%).

No grupo dos que menos acreditam no reforço político do PS nas autárquicas encontram-se o Partido Social-Democrata (32,7%) e o CDS-PP (24,2%).

Relacionadas

Autárquicas: Sondagem coloca Cristas à frente de Leal Coelho

Com eleições marcadas para dia 1 de outubro, as sondagens avançam que a vitória de Medina com maioria é incerta. A direita ganha peso, com o CDS a ultrapassar o PSD.

De Isaltino a Seara (entre tantos outros): Quem será ‘Dinossauro de Ouro’ este ano?

Paralelamente às eleições autárquicas, está a decorrer uma votação original: entre os históricos políticos que regressam este ano aos outdoors, pode escolher o seu ‘dinossauro’ favorito.

Autárquicas: como foi o primeiro dia ‘oficial’ dos candidatos

Habitação, mobilidade e educação estiveram em destaque nos discursos dos candidatos às Câmaras Municipais de Lisboa e Porto.

Autárquicas: arrancou a campanha eleitoral

A menos de um mês das eleições, os candidatos desdobram-se em contactos com a população, na corrida pelos votos nas eleições de 1 de Outubro.

As autárquicas estão a chegar: Saiba onde votar e qual o seu número de eleitor

Com as eleições autárquicas marcadas para 1 de outubro, o Jornal Económico guia-o pelo caminho da participação eleitoral.

Passos Coelho diz que municípios governados por PS e PCP têm “pior desempenho”

“De um modo geral, temos muito orgulho nos resultados dos nossos autarcas. Quando comparamos o desempenho de autarquias com circunstâncias parecidas […] notamos que aquelas que têm tido lideranças socialistas e comunistas têm piores desempenhos do que aquelas que têm lideranças sociais-democratas e centristas”, defendeu o presidente do PSD.
Recomendadas

Sánchez culpa Podemos e Cidadãos por cenário de novas eleições em Espanha

O líder socialista espanhol, Pedro Sánchez, culpou hoje o líder do Unidas Podemos, Pablo Iglesias, e o líder do Cidadãos, Alberto Rivera, pela falha de uma solução de Governo, que levará a novas eleições gerais em novembro.

Diferenças em relação a Costa “ficaram marcadas no debate”, diz Rio

O líder do PSD, Rui Rio, defendeu hoje que as diferenças entre o programa dos sociais-democratas e o dos socialistas “ficaram muito marcadas” no debate televisivo que teve na segunda-feira com o secretário-geral do PS, António Costa.

Sondagem da Católica dá vitória ao PSD na Madeira mas perde maioria absoluta

Perante estes resultados, a composição da Assembleia Legislativa da Madeira, composta por 47 deputados, o PSD poderá eleger entre 19 a 23 deputados, seguindo-se o PS que poderá dar assento parlamentar entre 14 a 18 deputados.
Comentários