A Sonnedix já iniciou a construção do Sonnedix Douro, em Viseu, o seu maior projeto solar fotovoltaico que possui na Europa, e o primeiro em Portugal, avança o “El Economista”.
O representante da Sonnedix, Axel Thiemann, citado pela mesma publicação, salientou que este deverá ser “o primeiro de muitos projetos” em Portugal, de modo a transformar a empresa num líder na transição energética na Península Ibérica.
O projeto da empresa, em Viseu, tem 149 megawatts (MW) e será construído pela EPC Zagope, do grupo Andrade de Gutierrez), e deve ficar finalizado em 2024, avança a mesma publicação.
O “El Economista” acrescenta que este projeto terá também uma linha de transmissão de 220 kV de 14 kms, que será construída pela CME.
Em termos globais, este projeto da Sonnedix deve gerar 234,5 gigawatt hora (GWh) de energia limpa, e deve ser o suficiente para abranger 78 mil casas e evitar 35 mil toneladas de emissões de dióxido de carbono (CO2) ao ano.
O produtor de energia renovável tem mais de 400 centrais solares em dez países, sendo detida maioritariamente por investidores institucionais. Atualmente, a Sonnedix é classificada como tendo o sexto maior portfólio de energia solar fotovoltaica na Europa.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com