[weglot_switcher]

Sons e tons para todos

Descubra algumas sugestões de lazer do Jornal Económico para este fim-de-semana (e não só) na cidade do Porto.
28 Julho 2017, 10h20

Sonoridades do mundo
Um concerto fascinante. O duo Forma Perdida criou um espetáculo criativo e, ao mesmo tempo, pedagógico. Nasceu em 2016 e é composto por dois músicos. Ana Albino toca guitarra clássica e elétrica. Ao longo da sua formação, contactou com diversos estilos musicais como o jazz, fusão, fado, bossa nova, rock e pop, e já foi premiada no concurso Internacional de guitarra da Golegã. Philippe Trovão toca saxofone e eletrónica. Ganhou diversos prémios em concursos de saxofone nacionais e internacionais, e já se apresentou como solista em Portugal, Espanha e Itália. Um saxofone, uma guitarra, sons eletrónicos, improvisação, palavra e vídeo reúnem-se numa grande viagem pelo mundo.

Casa Bô/28 de julho 21h00-22h30/Preço: gratuito

 

Sexta-feira

Sinta o mar enquanto respira
Ioga na sala, estúdio, parque. E porque não ao ar livre e com brisa marítima? Sim, estamos a convida-lo para uma aula de ioga na praia! Mais que uma aula, é uma filosofia que proporciona o autoconhecimento e o desenvolvimento integral do ser humano. Ajuda a unir corpo, mente e espírito. Um caminho para se compreender a si próprio. A escola SoHam organiza a próxima aula na praia de Matosinhos. Sentir os últimos raios de sol, praticar as técnicas respiratórias, a descontração e, por fim, quem quiser, mergulhar no mar para celebrar a vida. A aula é gratuita e aberta a todos.

SoHam – Praia de Matosinhos
28 de julho 20h-21h/ Preço: gratuito

Cine-concerto em Matosinhos
Um filme histórico. Imagens do trágico naufrágio do paquete Veronese, ocorrido ao 1913 na costa da Praia da Boa Nova. O filme “Naufrágio do Veronese” capta a tristeza que se viveu por trás da câmara e não pôde ficar documentada. Luís Tinoco escreveu a música para este filme. Margarida Cardoso criou “Pescaria”, um filme também ligado ao mar, para uma obra de Bernardo Sassetti. O restante programa é preenchido por novas composições e curtas-metragens nascidas das parcerias entre compositores e cineastas. A projeção dos filmes é acompanhada ao vivo pela Orquestra Jazz de Matosinhos, que assim percorre os olhares extremamente pessoais e inesperados sobre uma realidade que nos é próxima.

Matosinhos
28 de julho 22h-23h30/Preço: gratuito

 

Sábado

Tradições populares
Até dia 6 de agosto, Matosinhos será palco de uma manifestação da cultura popular local, nacional e internacional. Estamos a falar do FESTARTE – Festival Internacional de Artes e Tradições Populares de Matosinhos. Um evento que preserva e partilha as tradições gastronómicas e culturais de diversas comunidades de diferentes continentes. Estão, também, confirmadas as presenças de países como Espanha, França, Argentina, Tailândia, Eslováquia, Chile e Indonésia. Não perca o festival que traz sons, cor, artesanato, gastronomia e tradição.

Diversos locais em Matosinhos
Até 6 de agosto/ Preço: gratuito

 

Quinta-feira

Obras inéditas de Alberto Carneiro
Uma exposição única e relevante para toda a arte portuguesa. Entre 1968 e 1973, Alberto Carneiro realizou três instalações que foram determinantes para o seu percurso. O Canavial: Memória Metamorfose de um corpo ausente, de 1968; Uma floresta para os teus sonhos, de 1970; e Um campo depois da colheita para deleite estético do nosso corpo, de 1973-1976. As três obras são marcadas pela presença de elementos do ciclo da natureza e oferecem ao espetador máquinas de viajar no tempo e no espaço. Uma oportunidade rara para desfrutar da envolvência poética da obra de Alberto Carneiro. Até dia 5 de agosto poderá ver, na exposição Simultânea, as instalações de referência do artista.

Culturgest Porto
Até 5 de agosto/Preço: gratuito

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.