A Sony Music Group, o maior detentor de direitos autores do mundo, decidiu esta quinta-feira proceder à suspensão das suas operações em território russo. O anúncio divulgado no Twitter, chega na sequência da pressão internacional sobre as marcas para que condenem e removam os seus negócios na Rússia, em função da invasão à Ucrânia.
No comunicado, a Sony Music Group escreve: “A Sony Music Group pede paz na Ucrânia e o fim da violência”. Na mesma publicação, a produtora acrescenta que suspendeu “as operações na Rússia e continuaremos o nosso apoio aos esforços globais de ajuda humanitária às vítimas necessitadas”.
As part of its aid to the people of Ukraine, Sony Music Group is donating to the Red Cross, Direct Relief, International Medical Corps, Save the Children and World Central Kitchen. (1/2) pic.twitter.com/LH72Fb93kc
— Sony Music (@sonymusic) March 2, 2022
A Sony Music é a mais recente empresa de entretenimento a interromper as operações na Rússia, devido à invasão da Ucrânia, um dia depois da Sony Interactive Entertainment, responsável pela Playstation, também ter suspendido os negócios em território russo.
São várias as empresas do ramo musical que têm feito anuncio iguais ou, pelo menos, semelhantes. A Live Nation foi outra das empresas que anunciou a interrupção dos seus negócios na/com a Rússia, enquanto a Netflix removeu o seu serviço e o TikTok também reduziu as funções da plataforma no país.
Adicionalemnte, no início desta semana, a sociedade britânica PRS for Music, que representa os direitos de mais de 160 mil autores/compositores e editores de música em todo o mundo, revelou que “suspendeu formalmente, com efeito imediato”, o seu acordo de representação de direitos com a Rússia.
O mesmo caminho seguiu a contraparte norte-americana BMI, que há muitos anos mantém um acordo internacional recíproco com a PRS, emitindo um relatório onde escreve que “suspendeu os seus pagamentos de representação de direitos de autor” à RAO — a sociedade de direitos de autor russa.
A BMI acrescentou que “além disso, estamos a trabalhar com a CISAC em um esforço mais amplo que ajudará a beneficiar criadores na Ucrânia e áreas vizinhas, além de fornecer ajuda humanitária àqueles que precisam desesperadamente”.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com