[weglot_switcher]

Sotheby’s vai leiloar mais de 16 mil garrafas de vinho em Hong Kong

A coleção inclui garrafas de um único proprietário, e um valor estimado em 26 milhões de dólares.
30 Janeiro 2019, 08h30

Está marcado para Hong Kong um dos maiores leilões de vinho de sempre. A Sotheby’s anunciou que entre os dias 29 a 31 de março os apreciadores de vinhos (16889 garrafas da região francesa de Bordéus) têm uma grande oportunidade para comprar exemplares raros.

Entre os principais estão o Chateau La Mission Haut-Brion (1945), o Chateau Lafite (1961) e 250 lotes de Domaine de la Romanée-Conti. “Há um número crescente de novos milionários atrás deste ‘pote de ouro'”, disse Jeannie Cho Lee, uma especialista citada pela Bloomberg.

Em 2009, uma empresa de leilões organizou pela primeira vez um leilão de vinhos no território. Além de inédito, foi considerado um sucesso, já que os vendedores arrecadaram 1,3 milhões de euros. Uma década depois, o “nectar dos deuses” ganhou um novo fôlego no consumo e tornou-se uma das bebidas preferidas da elite.

Na lista dos países europeus que em 2017 exportaram mais vinho para a China, encabeçada pela França, Portugal ficou no quarto lugar, atrás de Espanha e Itália, segundo dados do centro de pequenas e médias empresas da União Europeia. A nível mundial, Portugal surge no nono lugar, logo a seguir à Nova Zelândia.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.