A Caixa Geral de Depósitos (CGD) viu a S&P Global melhorar o seu rating de longo prazo para A-, atribuindo-lhe ainda um outlook (perspetiva) positivo. Também o rating de curto prazo recebeu uma notação de A-2, com outlook positivo.
O rating atribuído agora à CGD “encontra-se ao mesmo nível do rating atribuído a Portugal”, sustenta a instituição liderada por Paulo Macedo em comunicado.
Agora são três agências que atribuem o escalão A à CGD: Stand-Alone Credit Profile (SACP) de A- pela S&P Global Ratings; Baseline Credit Assessment (BCA) de A3 atribuído pela Moody’s; Intrinsic Assessment de A atribuído pela DBRS. Também a Fitch subiu, em dezembro, os ratings Long-Term Issuer Default Rating e Viability Rating, passando-os para BBB+.
De acordo com o mesmo comunicado, esta subida está assente em vários fatores, nomeadamente, sustenta a CGD, na “liderança da Caixa na banca comercial em Portugal, a situação de ampla liquidez suportada na captação de depósitos, a forte capitalização, e ainda, expectativas de uma evolução positiva da rendibilidade e eficiência e a manutenção de um reduzido nível de incumprimento”.
Em 2024, a CGD viu o seu rating ser elevado por três agências, tal como tinha acontecido no ano anterior, e regista um outlook positivo em duas dessas avaliações, estando perspetivadas novas subidas.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com