A SpaceX (empresa de foguetões), de Elon Musk, juntamente com a Palantir (fabricante software) e a Anduril (fabricante de drones), estão na corrida para ficar com uma parte do projeto de construção do escudo de defesa antimíssil da administração norte-americana, presidida por Donald Trump, intitulado de ‘Golden Dome’, avança esta quinta-feira a agência noticiosa Reuters.
Recorde-se que Elon Musk faz parte da administração de Donald Trump, integrado o DOGE, departamento do executivo norte-americano responsável por aumentar a eficiência na administração dos Estados Unidos.
Este consórcio candidata-se à parte do projeto que prevê a instalação de satélites responsáveis por detetarem e fazerem o rastreio de mísseis e determinarem se estes vão em direção aos Estados Unidos. É estimado que o trabalho preliminar de engenharia e design possa ter um custo entre seis e 10 mil milhões de dólares.
A agência noticiosa sublinhou que Trump, numa ordem executiva, datada de 27 de janeiro, considerava que um ataque com mísseis, é a “ameaça mais catastrófica” que os Estados Unidos poderiam enfrentar.
Contudo fontes ouvidas pela Reuters sublinharam que o processo relativo ao ‘Golden Dome’ ainda se encontra numa fase inicial, pelo que as empresas que forem selecionadas para entrar na construção desse escudo de defesa antimíssil podem mudar nos próximos meses.
A Reuters disse ainda que o consórcio constituído pela SpaceX já se reuniu com altos funcionários do Governo norte-americano, e também do Pentágono, de modo a apresentarem o plano que prevê o lançamento entre 400 a mil satélites, em todo o mundo, como o objetivo de detetarem e seguirem os movimentos de mísseis. O plano incluiria ainda uma frota separada, constituída por 200 satélites, armados com mísseis e lasers de modo a derrubar mísseis adversários.
A Reuters diz ainda que a SpaceX terá proposto também um serviço de subscrição para que o Governo norte-americano possa aceder à sua parte do projeto ‘Golden Dome’. Esta é uma forma não só de contornar os protocolos de aquisição do Pentágono como também permite que o sistema seja implementando de forma mais rápida, adianta a agência noticiosa.
A agência noticiosa diz ainda que empresas como a Northrop Grumman, a Boeing, a RTX já demonstraram interesse em se juntar ao ‘Golden Dome’. A Reuters salienta que o Pentágono recebeu interesse de mais de 180 empresas no desenvolvimento e construção do ‘Golden Dome’.
É expetável que as primeira entregas relativas ao projeto ‘Golden Dome’ aconteçam em 2026 e se prolonguem para lá de 2030.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com