[weglot_switcher]

Spin-off do Politécnico de Leiria quer fazer luz sobre a temática da demência

Um livro, um guia e um jogo de tabuleiro são as ferramentas cridas pela AGILidades, spin-off do Instituto Politécnico de Leiria, no âmbito do Córtex School Bag. Objetivo: introduzir a temática da demência nas escolas primárias em Portugal. Iniciativa pioneira foi distinguida na 8.ª edição do Prémio de Boas Práticas de Envelhecimento Ativo e Saudável da Região Centro.
13 Dezembro 2025, 18h32

Córtex School Bag, desenvolvido pela AGILidades, spin-off do Instituto Politécnico de Leiria, venceu a 8.ª edição do Prémio de Boas Práticas de Envelhecimento Ativo e Saudável da Região Centro, na categoria ‘Vida+ Participação’.

Pioneiro em Portugal, o projeto visa introduzir a temática da demência nas escolas primárias, através de três elementos e materiais: um livro infantil musicado, intitulado ‘Quando a fábrica da avó avaria…’; um jogo de tabuleiro – Neuromania e um guia para professores.

O livro conta, de forma escrita e cantada, a história da relação entre o neto e a avó e todos os desafios relacionais, numa descoberta após diagnóstico de demência.

O jogo é uma ferramenta de aprendizagem ativa e de simulação para as crianças aprenderam curiosidades sobre a doença e formas divertidas de ajudarem as pessoas que sofrem de demência.

O guia é uma ferramenta pedagógica destinada a apoiar professores e educadores a falar sobre a demência e a promover cidadania inclusiva.

Marlene Rosa, fundadora da AGILidades e docente da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Leiria, salienta que o projeto visa também a promoção da 1.ª Rede de Escolas Amigas da Pessoa Idosa, que conta com a  parceria-chave da Junta de Freguesia de Pombal.

A spin-off nasceu da investigação e atividades desenvolvidas no âmbito do ecossistema de inovação do Politécnico de Leiria e tem como objetivo o desenvolvimento de jogos e outros materiais que incentivem o treino funcional em populações frágeis.

Prémio de Boas Práticas de Envelhecimento Ativo e Saudável da Região Centro é promovido pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), em colaboração com os consórcios Ageing@Coimbra e AgeINfuture. O anúncio foi feito durante o 12.º Congresso Envelhecimento Ativo e Saudável da Região Centro, realizado esta quarta-feira, 10 de dezembro, em Coimbra. 

Nesta 8.ª edição do prémio, foram admitidas a concurso 161 candidaturas, promovidas por 128 entidades, provenientes de 53 municípios, das quais resultaram 13 projetos finalistas, selecionados por um júri independente, com base em critérios que incluem qualidade e inovação, impacto social, sustentabilidade e replicação em outros territórios.


Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.