O Sporting oficializou esta quinta-feira, 26 de dezembro, a contratação de Rui Borges para liderar a equipa técnica dos leões. A chegada do agora ex-treinador do Vitória de Guimarães chega depois da Sporting SAD ter cessado o vínculo de João Pereira na noite de Natal.
Em comunicado ao mercado, o Sporting revelou que vai pagar 4,1 milhões de euros ao Vitória pela contratação do novo treinador.
Assim, e tal como tem vindo a ser noticiado, Rui Borges assume os comandos da equipa técnica dos leões.
Além de Rui Borges, o Sporting revela ainda uma nova equipa técnica, com Tiago de Aguiar, Ricardo Chaves, Fernando Alves e José Pedro Meireles como treinadores adjuntos.
De acordo com o mesmo comunicado, esta equipa de treinadores da equipa principal de futebol masculino tem agora contrato válido até 30 de junho de 2026, podendo ser prolongado por mais um ano “em função da obtenção de objetivos desportivos ou por opção da Sporting SAD”.
Em conferência de imprensa, o presidente dos leões, Frederico Varandas, dedicou várias palavras ao treinador que deixa a equipa, elogiando o seu percurso no Sporting, mas deixando também críticas à arbitragem e culpabilizando as lesões que João Pereira teve de enfrentar na equipa. “João Pereira entrou num momento difícil. Teve, também a Lei de Murphy”, apontou Frederico Varandas, explicando que aquele que era o treinador do Sporting B e subiu à equipa principal “não pôde ser o João Pereira”.
Já sobre o treinador agora anunciado, Varandas assegura que Rui Borges “é um treinador que estava no nosso radar há ano e meio”, pelo desempenho que tem apresentado.
Assumindo ser um homem de poucas palavras, Rui Borges destaca estar “muito muito feliz e muito ansioso para trabalhar e ir crescendo enquanto equipa técnica”. “Com confiança enorme de ser feliz no Sporting e que o futuro será risonho. Gente de Trás-os-Montes é gente de trabalho e eu não sou diferente”, confidenciou na conferência de apresentação.
Um Leão para sempre.
Obrigado, João Pereira 🦁 pic.twitter.com/KhxhqwIdqk
— Sporting CP (@SportingCP) December 25, 2024
Lembrar que Rui Borges chega ao Sporting depois de sucessivas perdas e empates, com os leões a desperdiçarem nove pontos no campeonato com João Pereira ao leme da equipa técnica, já depois da saída abrupta de Ruben Amorim, que rumou ao Manchester United, e dias antes do dérbi contra o Benfica.
João Pereira tinha assumido a gestão da equipa principal do Sporting a 11 de novembro e mesmo num momento de saída, o ex-camisola 27 (também jogou com 21 e 47) dos leões arrancou palavras de apreço do presidente Frederico Varandas, que admitiu que este “não aceitou um cêntimo” da rescisão mesmo após dois anos e meio de ligação ao clube de Alvalade.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com