O líder da Liga portuguesa começa a estabilizar financeiramente com as perspetivas de voltar a participar na Liga dos Campeões e, quiçá, vencer mesmo o campeonato. Plantel do Sporting CP valorizou 14,6 milhões de euros em quatro meses, com os “tubarões” europeus atentos à qualidade dos jovens da mesma formação que já produziu dois Bolas de Ouro: Cristiano Ronaldo e Luís Figo.
A liderança da Liga portuguesa valeu ao Sporting CP uma valorização de praticamente todos os jogadores que compõem o plantel principal. Ainda que já esteja arredado das competições europeias – um aspeto importante na valorização dos jogadores do campeonato português, o clube leonino conseguiu manter a competitividade a nível doméstico tendo já, inclusive, vencido a Taça da Liga.
As boas exibições dos ‘leões’, aliadas às vitórias, fizeram com que o valor do plantel tivesse um incremento de 14,6 milhões, passando de 153,8 para 168,4 milhões de euros, uma tendência que só o FC Porto consegue acompanhar, segundo os dados do “Transfermarkt”. A aposta na formação é o grande destaque do plantel ‘verde e branco’, que viu nos jovens a melhor hipótese para recuperar da crise financeira e desportiva, antecipando-se um regresso à Liga dos Campeões, ainda que faltem jogar 14 jornadas.
Tiago Tomás
O jovem avançado de 18 anos tem sido um dos destaques da equipa leonina desde o ínicio da época. Aposta frequente de Ruben Amorim, Tiago Tomás vale hoje seis milhões de euros, uma subida de 4,5 milhões face ao valor registado em outubro de 2020.
Pedro Porro
O lateral espanhol tem impressionado pela sua capacidade fisica, mas também pelos golos que tem marcado. Emprestado pelo Manchester City até ao final da temporada, valorizou dois milhões de euros (de 9 para 11 milhões de euros) e já se antecipam negociações entre o clube inglês e o Sporting CP para garantir os serviços do jogador a título definitivo.
João Palhinha
À terceira passagem pela equipa principal do Sporting CP, João Palhinha conseguiu cimentar o seu lugar, e é hoje um dos jogadores mais importantes do plantel leonino. A confiança do treinador Ruben Amorim tem sido fundamental, dando sequência ao período que passaram juntos em Braga. O médio do Sporting CP vale hoje 14 milhões de euros, dois milhões a mais do que em outubro de 2020.
Nuno Mendes
O jovem lateral esquerdo dos 'leões' começa a ver aberta a porta da seleção nacional A, devido às exibições pela equipa principal do Sporting CP. Já se fala no interesse dos grandes tubarões europeus, avizinhando-se por isso, uma tarefa dificil manter o jogador em Alvalade. De outubro a janeiro valorizou cinco milhões de euros (de 12 para 17 milhões de euros).
Pedro Gonçalves
O jovem português contratado ao FC Famalicão tem dado sequência às boas exibições que lhe valeram a conquista do prémio de melhor jogador jovem da Liga Nos na temporada 2019/20. Ao serviço do Sporting CP já leva 22 golos e é o jogador em destaque da equipa leonina. De outubro a janeiro valorizou sete milhões de euros (de 8 para 15 milhões de euros).
Ativos, passivos, receitas operacionais, dívidas com empréstimos, gastos com pessoal e muito mais. Nesta edição, vamos escrutinar as contas do primeiro semestre desta temporada das SADs de Benfica, FC Porto e Sporting e ainda perspetivar como será uma Liga com direitos televisivos centralizados.
A Região de Turismo do Algarve destacou esta sexta-feira o esforço das várias entidades para trazerem a Fórmula 1 (F1) de novo a Portugal, numa prova que pode ser um palco para mostrar que o destino está aberto e é seguro.
Vice-presidente com o pelouro financeiro diz que a ida à Liga dos Campeões permitirá uma gestão mais confortável do orçamento do Sporting, representando receitas entre 20 e 30 milhões de euros. “Podemos ter de vender menos, sim. Ou podemos ter mais capacidade para fazer outro tipo de investimento na equipa ou na infraestrutura, que para nós também é crítico”, reconhece.