A Sporting SAD reportou um lucro de 12 milhões de euros na época passada atingindo os 246,7 milhões de euros em volume de negócios, o que traduz uma subida de 11,1% face ao período homólogo, segundo o relatório e contas enviado esta terça-feira à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
As contas da SAD dos “leões” continuam assim no verde pelo terceiro ano seguido. A Sporting SAD fechou a temporada 2023/2024 com um resultado líquido de 12,1 milhões de euros, o que compara com 25 milhões da época anterior.
A ausência do clube da Champions League, que no ano anterior representou uma fonte importante de receita, levou a que o resultado operacional caísse em 26 milhões de euros face ao período homólogo, para os 14,5 milhões de euros.
Pelo segundo ano consecutivo, o valor dos capitais próprios da SAD foi positivo e atingiu os 21 milhões de euros.
Recorde-se que a SAD do Sporting beneficiou de uma significativa reestruturação da dívida no final do ano passado envolvendo um perdão de dívida por parte da banca à Sporting SAD de mais de 100 milhões de euros. O relatório e contas lembra a recompra dos valores mobiliários convertíveis (VMOC) ao Novobanco e BCP, por parte do Sporting Clube de Portugal, e ainda a reestruturação de dívida com a Sagasta.
Apesar desta reestruturação, a Sporting SAD ainda apresenta capitais próprios inferiores a metade do capital social.
“As medidas e decisões dos últimos anos, nomeadamente as relacionadas com o reequilíbrio operacional da sociedade e o reforço da aposta na formação de jovens jogadores, permitirão à Sporting SAD criar valor, gerar lucros e sair da situação de perda de metade do capital em que se encontra”, lê-se no relatório e contas.
O conselho de administração liderado por Frederico Varandas revela no relatório e contas que, “pela primeira vez em mais de 20 anos, a auditora responsável pela certificação legal das contas e relatório de auditoria removeu do seu parecer a incerteza material relacionada com a continuidade da Sporting SAD”.
Os rendimentos com transações de passes de jogadores ascenderam a 143,4 milhões de euros, até junho de 2024. Em junho do ano anterior, os ganhos foram de 96,8 milhões. Já os gastos com transações de passes de jogadores foi de 44,2 milhões de euros em 2024, comparado aos 11,8 de junho de 2023.
A SAD leonina arrecadou 20,1 milhões de euros com venda de bilhetes, ou seja, houve um aumento de 2% face à última época, ainda que tenha registado uma redução de 2,4 milhões de euros das receitas provenientes das competições europeias face a 2022/2023.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com