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Spotify aumenta lucros e celebra chegada de mais 96 milhões de subscritores

Anúncios colocados entre músicas, no serviço gratuito, geraram 175 milhões de euros no último trimestre, registando um aumento de 34% em relação a 2017.
6 Fevereiro 2019, 21h55

A empresa que vende música em streaming, Spotify, apresentou esta quarta-feira os resultados para o quarto trimestre. O Spotify recebeu apresentou lucros de 442 milhões de euros. Com estes valores, a marca conseguiu ultrapassar o iTunes da Apple, no serviço de música.

A companhia originária da Suécia registou um aumento de rendimento de 30%, que equivale aos 1.500 milhões de euros auferidos no final do ano passado. Este crescimento só foi possível devido ao número de utilizadores ter aumentado. Nas contas de 2018, o Spotify encerrou o ano com mais 96 milhões de subscritores do serviço, mais nove milhões do que no trimestre anterior e mais 36% que no período homólogo.

O serviço pago pelos subscritores leva à marca 90% dos seus rendimentos anuais, e o restante é suportado pelo serviço gratuito financiado por publicidade. Os anúncios colocados entre músicas, no serviço gratuito, geraram 175 milhões de euros no último trimestre, registando um aumento de 34% em relação a 2017.

No final do ano passado, o serviço atingiu os 207 milhões de utilizadores, que revelou um crescimento mensal de 29% neste número. Os 207 milhões de subscritores ultrapassaram as previsões da companhia, que tinham apontavam entre 199 e 206 milhões de utilizadores mundiais. “Tivemos um crescimento acima do que estimávamos na maioria dos mercados, sobretudo porque melhorámos a nossa capacidade de manter os usuários”. A angariação de novos utilizadores também se deve às promoções que o serviço tem o hábito de fazer, como por exemplo o uso durante três meses por apenas um euro, quando costuma rondar os sete euros.

Durante o último trimestre de 2018, o Spotify chegou a treze novos mercados e elevou a sua presença a um todo de 78 países. No comunicado escrito pela companhia, revelam que o mercado latino na América e outros mercados que estão a emergir estão a crescer de forma sólida, e isso significa que a empresa espera aumentar o número de subscritores mas também os seus lucros.

O Spotify registou, pela primeira vez, um lucro de 94 milhões de euros. Ainda assim, só foi possível verificar este lucro quando a empresa cortou 17% dos gastos operativos, que equivaliam a 305 milhões de euros. Assim, a empresa gerou um fluxo livre nos últimos três meses do ano de 84 milhões de euros. Desta forma, a companhia que potencia o serviço a vários clientes, conseguiu superar as perdas de 596 milhões de euros do último trimestre de 2017, devido ao benefício de 442 milhões de euros que recebeu em 2018.

Em 2018, a empresa registou rendimentos de 5.259 milhões de euros, enquanto em 2017 apenas tinha conseguido 4.090 milhões de euros. Conseguiu também reduzir as perdas, passando de 1.235 milhões de euros em 2017 para 78 milhões de euros em 2018.

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