[weglot_switcher]

St. Peter’s integra rede de escolas Inspired e globaliza-se

Parceria entre colégio português e grupo britânico responde aos desafios da globalização e cria oportunidades de intercâmbio e mobilidade para alunos.
5 Outubro 2019, 07h20

O Educação Internacional revela em primeira mão uma parceria estratégica entre a St. Peter’s International School, escola de referência da educação privada em Portugal, e o grupo de educação de matriz britânica Inspired.

Para singrar num mundo global, onde o ensino é cada vez mais competitivo e a troca de experiências e partilha de boas práticas se tornou ainda mais fundamental, a resposta passa, forçosamente, por “criar sinergias na área da educação e dar uma verdadeira resposta às nossas famílias”, salienta Diogo Simão, assessor financeiro do St. Peter’s.

Única escola no sul de Portugal com International Baccalaureate (IB), programa reconhecido pelas melhores universidades do mundo, o St. Peter’s é uma das nove escolas IB no país. Ano após ano, destaca-se no ranking global das escolas secundárias. No ano passado distinguiu-se também como a escola com melhor média do distrito de Setúbal e como aquela que registou menos chumbos e menos inflacionou as notas.

Situada em Palmela, acolhe 1.400 alunos de 34 nacionalidades, numa oferta educativa que vai desde a creche até ao 12.º ano de escolaridade. Entre staff e corpo docente, a escola conta com 230 pessoas. Uma obra de envergadura quando se pensa que tudo começou com 34 alunos e 43 funcionários em 1993. A mulher que sonhou e concretizou este projeto, Isabel Simão, teve uma visão de longo prazo que encontrou eco junto de muitos pais que procuravam ensino de qualidade aberto ao mundo e uma escola humanista. Dez anos depois, a escola crescia para 600 alunos e um corpo de efectivos de 102 pessoas.

A língua inglesa faz parte dos curricula desde o jardim de infância até ao ensino secundário, no que é um fator diferenciador do projeto desde o início. Mais tarde também o latim foi incluído como língua curricular a partir do segundo ciclo. A abertura do IB aconteceu no ano letivo 2014/15.

 

 

Mais intercâmbio e mobilidade
A parceria estratégica com o grupo Inspired, fundado e liderado por Nadim Nsouli, foi um passo lógico num contexto de competitividade global. “Os valores que nos fundaram são os mesmos que vão construir o nosso futuro. E nesta nova etapa faz todo o sentido integrar um grupo de mérito internacional que nos permite aceder a uma rede global de escolas, o que irá ajudar-nos a alcançar um crescimento mais sustentado”, explica Diogo Simão.

O grupo Inspired faz parte de uma rede global que congrega mais de 53 escolas na Europa, Austrália, África, Médio Oriente e América Latina, que conta atualmente com cerca de 40 mil alunos, e está em contínua expansão. A sua dimensão e posicionamento vão permitir ao colégio português continuar a crescer e reforçar a sua oferta de uma educação de qualidade. Os alunos de Palmela passam, assim, a ter uma nova mais-valia: intercâmbio e mobilidade.

Este é sem dúvida um novo ciclo para a St. Peter’s International School, uma vez que esta parceria “vai permitir a ambos os lados trabalhar em equidade nos objetivos comuns, criando novas oportunidades para os nossos alunos e para o desenvolvimento de todos”, realça Diogo Simão.

Num mundo onde não existem fronteiras económicas e onde muitas empresas são maiores, economicamente, que a maior parte dos países, nascer, viver e trabalhar na mesma cidade – ou no mesmo país – é coisa do passado. O colégio de Palmela está ciente das novas realidades e não se furta às suas responsabilidades: “Somos uma escola preparada para os desafios do século XXI e temos o dever de preparar os jovens para um mundo global”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.