A Standard and Poor’s Global Rating melhorou em um nível o rating de emissor a longo prazo do Abanca, que passou de BBB- para BBB. A agência atribui uma perspetiva estável ao banco que comprou em Portugal o EuroBic.
“O reforço da capacidade de geração de lucros do Abanca e o fortalecimento da sua capitalização foram fatores determinantes para esta decisão. Para esta decisão também foi levado em conta a capacidade de criação de valor gerada pelas recentes aquisições do EuroBic e do Targobank”, refere a agência de rating.
A S&P elevou o rating emissor a curto prazo (short-term ICR) de A-3 para A-2, e o rating de contraparte de resolução a longo prazo do banco (long-term RCR) sofreu um aumento de BBB para BBB+ e o de curto prazo (short-term RCR) foi mantido em A-2.
“A subida agora atribuída pela Standard and Poor’s é a quarta melhoria de rating recebida pelo Abanca desde novembro passado, depois das concedidas pela Moody’s, Fitch e DBRS”, destaca o banco que lembra que com esta última, recebida em janeiro, alcançou a categoria de ratings A.
O Abanca conta, desde abril de 2022, com grau de investimento nas quatro agências de rating que o avaliam: DBRS, Moody’s, Fitch e Standard and Poor’s.
(atualizada com correção do títulos)
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com