Startup desenvolve sistema de gestão inteligente de resíduos

Hélio Silva é o fundador da startup Evox, sediada em Castelo Branco, que desenvolveu o sistema, com a intenção de poupar nos gastos logísticos e promover a diminuição da poluição.

A Evox, startup incubada virtualmente no Centro de Empresas Inovadoras de Castelo Branco, desenvolveu um produto para a gestão inteligente de resíduos, que está a ser testado nos Serviços Municipalizados de Castelo Branco.

Com o objetivo de promover a diminuição da poluição e a poupança nos gastos logísticos, o produto da startup, denominado de 360 Waste, consiste na instalação de sensores que recolhem a volumetria dos contentores de resíduos em tempo real e estatísticas envolvidas.

Hélio Silva, fundador da Evox, afirmou, à agência Lusa, que “este produto permite integrar um conjunto de informações relacionadas com o volume de resíduos em contentores indiferenciados, diferenciados, materiais perigosos, óleos e outros materiais. Com esta informação, é possível realizar um planeamento mais eficiente, poupar nos gastos logísticos e promover a diminuição do volume de poluição”.

Recomendadas

Beta-i cria programa para empreendedores com ideias para o turismo

A consultora de inovação está a receber candidaturas de startups até ao final desta semana.

Cerca de 95% das empresas reconhece que projetos inovadores falham antes de serem lançados

Um estudo da Kaspersky, a empresa russa de cibersegurança, tentou identificar as principais dificuldades no êxito de projetos inovadores a nível global, sendo que a falta de planeamento e de preocupações com a segurança informática são os dois principais pontos referidos.

Concurso Montepio Acredita Portugal anuncia vencedores 2020

O projeto “Stop Bullying” ganhou o Prémio Empreendedorismo Social patrocinado pelo Banco Montepio. O “Born from Knowledge – Award”, um prémio especial da Agência Nacional de Inovação, este ano foi entregue ao Unit Layer, criado para estudar o efeito da microgravidade em genoma humano e células cancerígenas.
Comentários