A startup Greenment, que criou um género de betão plantável em prol da sustentabilidade, é a única empresa portuguesa entre as 50 finalistas da competição da South Summit Brazil 2024, a conferência de empreendedorismo organizado pela IE University e pelo Governo do Rio Grande do Sul.
A Greenment foi uma das 50 escolhidas entre as mais de duas mil inscritas na “Startup Competition” pela sua solução inovadora para poupar água e custos de produção, evitar desgaste do solo e apoiar na manutenção de edifícios verdes. O betão amigo do ambiente, desenvolvido pela Greenment, pode-se aplicar em paredes, pavimentos ou ser colocado em vasos para plantação.
A startup com sede em Carcavelos vai à final do programa, que se realiza entre os dias 20 e 22 de março, na cidade de Porto Alegre, com as restantes 49 startups de 16 países, como Brasil, Alemanha, Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos, França, Israel, Luxemburgo, México, Singapura, Suécia, Reino Unido e Uruguai. Neste evento, reconhecido na América Latina, terá de fazer um pitch perante uma audiência composta por grandes empresas espanholas e fundos de investimento.
Fundada há dez anos pela dupla de empreendedores Omid Asgari e Mostafa Mostafavi, a Greenment nasceu com a missão de “devolver à mãe natureza o solo que a revolução industrial lhe retirou”. A premissa do seu negócio é de que, como o cimento tradicional é prejudicial para o ambiente, este betão plantável não causa qualquer problema para o ambiente, pois permite às plantas enraizar-se e começar a crescer nele. Cada vaso custa entre cinco a dez euros.
A escolha do júri teve por base critérios de inovação, viabilidade, escalabilidade, sustentabilidade, equipa e interesse para potenciais investidores, de acordo com a informação transmitida pela organização da cimeira.
A South Summit Brazil 2024 tem como lema “Decoding Complexity” (“Descodificar Complexidade”). Na última edição, estiveram mais de 22 mil participantes, três mil empreendedores, 900 oradores e 600 investidores com uma carteira de 123 mil milhões de dólares (cerca de 113 mil milhões de euros).
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com