[weglot_switcher]

Startup Leiria inaugura novo hub de inovação e empreendedorismo

O novo hub de inovação e empreendedorismo ligado à Startup Leiria conta com o apoio da Câmara Municipal de Alcanena e da Nova Medical School da Universidade Nova de Lisboa e tem como objetivo “incubar 50 startups, atrair cinco milhões de euros em investimento e gerar 100 novos postos de trabalho até 2028”.
2 Junho 2025, 10h08

A Startup Leiria inaugurou o TEAR Alcanena, um novo hub de inovação e empreendedorismo que tem como objetivo “transformar o concelho num polo de talento, criatividade e desenvolvimento económico”. A inauguração foi também acompanhada pela abertura oficial do Espaço Empresa, um local que presta atendimento e acompanhamento personalizado a empresários e empreendedores, com foco na competitividade, internacionalização e criação de emprego no concelho.

Este projeto arranca em junho com o Talent Up (10, 14 e 15 de junho), um programa de ideação promovido pela Startup Leiria, que visa capacitar indivíduos e equipas, com ou sem ideias de negócio, para desenvolverem projetos inovadores.

“Os participantes terão acesso a dinâmicas de grupo, workshops e mentoria especializada, que culminarão na apresentação dos projetos desenvolvidos. As três melhores equipas por categoria serão premiadas com quatro meses de incubação no TEAR Alcanena e será também atribuído um prémio de cerca de 1500 euros ao empreendedor mais inovador, complementado com três meses de incubação”, explica a Startup Leiria.

O novo hub de inovação e empreendedorismo ligado à Startup Leiria conta com o apoio da Câmara Municipal de Alcanena e da Nova Medical School da Universidade Nova de Lisboa e tem como objetivo “incubar 50 startups, atrair cinco milhões de euros em investimento e gerar 100 novos postos de trabalho até 2028”.

O TEAR possui capacidade para 12 startups em regime de cowork e prevê realizar entre quatro a cinco eventos por ano.

“A criação do TEAR integra-se num plano mais amplo de revitalização económica e combate à desertificação do interior, liderado pela Startup Leiria e o município de Alcanena, que reconhecem o empreendedorismo jovem e a inovação como motores para a retenção de talento e diversificação da economia local”, salienta a instituição.

O diretor executivo da Startup Leiria, Vítor Ferreira, salienta que o TEAR é “mais do que um espaço físico — é um símbolo da nova visão que temos para Alcanena. Queremos que o talento cresça e gere impacto aqui mesmo, na sua terra – queremos atrair investimento, tecer ligações e, criar inovação, em novas indústrias e nas indústrias da região”.

O presidente da Câmara Municipal de Alcanena, Rui Anastácio, diz que o projeto é “um exemplo de como o ecossistema empreendedor pode chegar ao país inteiro. Alcanena junta-se agora a uma rede crescente de territórios que apostam na inovação como ferramenta de futuro e temos orgulho em apoiar esse caminho”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.